∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

A célula dos anonymous no Brasil sequestra os computadores da Anatel


Nesta sexta-feira, 01, o grupo Anonymous elevou o alerta de risco de segurança do governo brasileiro. Isso porque a célula da organização no Brasil anunciou que sequestrou os computadores da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. O sequestro teria ocorrido por meio dos chamados "ransomwares". O grupo diz que o objetivo da ação é obrigar a Agência a ter uma posição mais firme sobre o fim da cobrança de dados na internet, especialmente a de banda fixa.

O Anonymous diz que a ação é "Hackativista" e tem o intuito de dar liberdade à informação no Brasil. A organização, ao divulgar o comunicado, relata que os computadores da Anatel estão sequestrados há algumas horas. As máquinas só serão devolvidas, quando a Anatal tomar uma decisão que seja favorável aos usuários brasileiras. A Agência tem sido muito criticada nos últimos tempos, especialmente após chegar a autorizar empresas a mudar a cobrança de quem usa mais internet. As reclamações foram tantas que a Agência precisou recuar, mas o processo pode ser realizado em um futuro próximo, o que mobilizou a ação do Anonymous.


Manifesto Anonymous na íntegra
Saudações, legião...
"Depois de ter o site derrubado por uma semana... Depois de hackear a base de dados da agência... Depois de sofrer #exposed de toda a diretoria e gerencia... Depois de flagrarmos funcionários da Anatel frequentando sites de traição... Eis que hoje, dia 1 de julho de 2016, inauguramos uma nova fase nas ações hackativistas pela liberdade da informação no Brasil.

Há algumas horas, diversos computadores da Anatel previamente identificados como alvos estratégicos por Anonymous sofreram um ataque de Ransomware, cujo objetivo é cobrar da agência uma posição firme, imutável e permanente sobre o fim da franquia de dados na internet fixa.

Para quem não sabe, Ransomware é um tipo de "vírus" que sequestra e criptografa totalmente o PC da vítima, exigindo uma senha para desbloqueá-lo. Não há nenhuma maneira conhecida, até hoje, para quebrar essa senha.

Nos últimos anos, os ataques de Ransomware foram utilizados para fins lucrativos. Crackers enviavam o vírus para empresas e grandes corporações, exigindo um valor de resgate para a senha que desbloqueia seus arquivos.

No entanto, como nós somos uma ideia que luta por justiça, e não por dinheiro, estamos exigindo que a Anatel tome uma atitude e proíba de forma definitiva o limite de franquia para a internet fixa, desejo das grandes operadoras.

Nós temos a senha para a libertação dos PCs infectados da Anatel, e a tornaremos pública somente após essa questão ser devidamente resolvida, e que a internet fixa no Brasil seja verdadeiramente livre e ilimitada.

Nós somos Anonymous. Nós não perdoamos. Esperem por nós".

Sobre Ransomware:
Ransomware é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um valor de "resgate" para que o acesso possa ser reestabelecido.

Um exemplo deste tipo de malware é o Arhiveus-A, que compacta arquivos no computador da vítima em um pacote criptografado. Depois, informa que os arquivos somente poderão ser recuperados com o uso de uma senha de 30 dígitos que a vítima receberá após efetuar sua compra em um site do atacante. Trata-se de um golpe ou de fato uma ação extorsiva, pois os crackers podem fornecer, ou não, o código HASH para decriptar os arquivos após o pagamento de "resgate".

Os Ransomwares não permitem acesso externo ao computador infectado como os trojans, a maioria é criada com o propósito comerciais, geralmente são detectados pelos antivírus com uma certa facilidade pois costumam gerar arquivos criptografados grandes, embora alguns possuam opções que escolhem inteligentemente quais pastas criptografar, ou então, permitem que o atacante escolha quais as pastas de interesse.


A célula dos anonymous no Brasil sequestra os computadores da Anatel A célula dos anonymous no Brasil sequestra os computadores da Anatel Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 00:17:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.