∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Santos conta com tecnologia de videomonitoramento da Bosch


Nesta temporada de férias de verão, o videomonitoramento em Santos, no litoral paulista, está ainda mais intenso por conta da ampliação do total de câmeras de vigilância instaladas permanentemente na cidade, que passou de seis em 2005 para 517 em 2015. Os equipamentos de alta tecnologia estão distribuídos em todos os bairros, incluindo também a orla, acessos ao município e áreas comerciais.

Com foco na segurança de moradores e turistas que frequentam a cidade litorânea, o investimento em soluções que auxiliam as ações no combate ao crime contou com um crescimento expressivo nos últimos 10 anos. Em 2005, Santos contava com apenas seis câmeras instaladas na orla e eram exclusivas para a Operação Verão. Já neste ano, somente para a região da praia foram adquiridos 36 novos equipamentos e outras sete câmeras estão instaladas nos postos de salvamento do Corpo de Bombeiros.

Um diferencial para os cidadãos é que pelo site da Prefeitura – em “Santos Ao Vivo” – é possível ver as imagens de determinadas câmeras distribuídas pela cidade, o que permite avaliar em tempo real o fluxo de veículos em pontos importantes, por exemplo.

Auxílio fundamental em ocorrências
De acordo com o secretário municipal de Segurança Sérgio Del Bel, as principais ações monitoradas tem como objetivo a segurança da cidade de forma geral e também do trânsito. “Neste sentido, o balanço que temos é extremamente positivo, haja vista que as câmeras, além de inibirem a prática de novos delitos, possibilitam realizar flagrantes de eventuais crimes. Outro ponto favorável da vigilância eletrônica é que as imagens captadas podem, posteriormente, auxiliar nas investigações policiais, bem como servir de prova em processos penais”, afirma.

Os números do primeiro semestre de 2015, segundo o levantamento da Secretaria de Segurança do município (Seseg), registraram aumento de 55% nos atendimentos de ocorrências com o auxílio das câmeras em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em 2016, para complementar o trabalho já existente, que possui hoje o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), Santos também terá um novo Centro de Controle Operacional (CCO). “A ideia é a ampliação do sistema de monitoramento com utilização de câmeras em diferentes frentes, como Samu, Defesa Civil, Serviços Públicos, Fiscalização, Bombeiros entre outras ações integradas”, destacou Del Bel.

Casos de sucesso
Para exemplificar a importância de ter equipamentos de videomonitoramento com tecnologia avançada, o secretário municipal de Segurança destacou o incêndio que ocorreu no início do ano, na área industrial do bairro da Alemoa. “Foi uma ocorrência bastante incomum, para a qual tivemos que montar um gabinete de crise, que teve grande auxílio do monitoramento e das câmeras”, avaliou.

Dentre outros muitos exemplos em que as câmeras de monitoramento têm contribuído para a segurança em Santos, uma situação mais recente foi o flagrante de um arrastão na orla. Em pouco mais de cinco minutos, policiais militares e guardas municipais conseguiram deter os suspeitos de terem participado dos assaltos. A agilidade neste episódio foi possível graças às imagens de alta qualidade captadas e analisadas em tempo real, que permitiram acionar imediatamente o policiamento.

O trabalho da Prefeitura de Santos em prol da segurança é ainda mais intensificado com os equipamentos da Bosch. Atualmente estão instaladas 177 câmeras modelo dome – que giram 360º na horizontal e 180º na vertical e captam imagens com alta definição em até dois quilômetros de distância. Além de 340 fixas – câmeras com visão de até 150 metros sem obstrução – das quais 73 são dedicadas para reconhecimento e leitura de placas de veículo e outras 31 auxiliares, que visam captar imagens de ângulos diferentes da cena em um mesmo cenário.

A cidade de Santos também dispõe do sistema da Bosch de Análise de Vídeo Inteligente (IVA) para monitoramento predial em locais, como o Museu Pelé, Aquário e outros, visando principalmente alerta de sinistros. Com o IVA das câmeras é possível realizar ações avançadas de análise de conteúdo de vídeo, como a contagem de pessoas, rastreamento de objetos de determinadas cores, cruzamento múltiplo de linha, campo de entrada, detecção de fluxo entre outras.

Investir em equipamentos de vigilância é cada vez mais importante, especialmente em grandes centros urbanos ou cidades turísticas, como é caso de Santos, sobretudo quando se trata de garantir agilidade e assertividade nas ações. “Por isso, contar com produtos de alta tecnologia e com recursos avançados, que podem ser personalizados para atender as necessidades específicas de cada cliente, como é o caso das câmeras com o sistema IVA embarcado, são diferencias das soluções de segurança que a Bosch desenvolve para a proteção de vidas, construções e bens materiais”, ressalta Eros Brito, gerente regional de Marketing da Unidade de Negócios de Sistemas de Vídeo da Bosch.



Fonte: Revista Security Brasil.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Blog: Diogenes Bandeira
Santos conta com tecnologia de videomonitoramento da Bosch Santos conta com tecnologia de videomonitoramento da Bosch Reviewed by Diogenes Bandeira on 09:00:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.