∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Espionagem: O que é um Anagrama?


Anagrama é um substantivo que significa uma palavra ou frase que é construída através da alteração das letras de uma outra palavra ou frase. Com origem no grego, o prefixo ana indica regressar ou repetir e gramma significa palavra.

Existem jogos de anagrama, onde o objetivo é formar o maior número de palavras utilizando as letras disponíveis. Também é possível encontrar geradores automáticos de anagramas, que criam palavras diferentes, alterando o posicionamento das letras. Um anagrama pode ser uma palavra com significado (presente no dicionário) ou não.

Para criar um anagrama, podem ser trocadas duas ou mais letras. Por exemplo: a palavra pedra pode ser transformada em perda, se trocarmos o "d" pelo "r". Com a mesma palavra "pedra", é posível formar a palavra "padre", trocando a letra "a" com a letra "e". Perda e padre são anagramas de pedra.

Outros exemplos de anagramas:
  • Alegria: alergia, regalia, galeria;
  • Cantiga: catinga;
  • Carro: corar;
  • Muro: rumo.
  • Anagrama na Matemática

Anagrama na Matemática

No âmbito da matemática, os anagramas estão relacionados com a análise combinatória, e consistem na permutação das letras de uma palavra.

Para saber quantos anagramas é possível formar com uma palavra (sem letras repetidas), devemos fazer a permutação com o número de letras. No casa da palavra "comida", com seis letras, o resultado é 6! (6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1) = 720. Assim, é possível construir 720 anagramas com a palavra "comida".


Espionagem: O que é um Anagrama? Espionagem: O que é um Anagrama? Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 12:23:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.