∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Intel Security - 7 dicas para garantir a sua privacidade on-line


A Intel Security está atenta à necessidade de manter íntegros os dados de quem usa a internet. Ela entende que é preciso promover a conscientização do respeito à privacidade, à proteção dos dados e à geração de confiança na internet. Confira a seguir as dicas da empresa para ajudar a proteger a privacidade do usuário enquanto estiver on-line.

1 - Atualize!
Para manter seus dados seguros e privados é preciso impedir que os criminosos cibernéticos invadam seus dispositivos. A maioria das infecções por malware podem ser impedidas apenas mantendo seu sistema atualizado com as melhorias mais recentes do sistema operacional e dos aplicativos. Uma pesquisa rápida na web sobre “ativar atualizações automáticas” o ajudará a encontrar instruções para atualizar seu sitema.

2 - Utilize um software de segurança abrangente em todos os seus dispositivos
Manter seu sistema atualizado o ajudará a se proteger contra vírus mais antigos, mas você também deverá instalar um antivírus no sistema, para proteção contra novas ameaças ou ameaças antigas que ainda não foram corrigidas pelas atualizações do SO ou aplicativo. A equipe da McAfee Labs atualmente detecta uma média de cinco novas ameaças por segundo e não há indicação de que os criminosos estejam reduzindo esse ritmo. A instalação do antivírus é uma etapa simples que você pode executar para proteger seu sistema.

3 - Utilize uma senha complexa
A primeira linha de defesa para manter seus dados protegidos é a senha. Você sempre deve utilizar uma senha complexa e difícil de adivinhar, porque sempre que os hackers divulgam uma lista de senhas facilmente descobertas, os padrões antigos, como “senha” ou “123456” sempre aparecem. Jamais utilize uma senha relacionada a qualquer tipo de informação pessoal que alguém possa saber sobre você. Datas de aniversários podem ser fáceis de lembrar, mas elas não devem nunca ser utilizadas como senha. Além de usar uma senha complexa, se você tiver a opção de empregar a autenticação de dois fatores, isso poderá adicionar outro nível de segurança à sua conta.

4 - Nunca reutilize uma senha
Devido ao número impressionante de ataques cibernéticos que ocorrem diariamente, é inevitável que um site que você utiliza seja invadido e seu nome de usuário e senha poderão ficar expostos. Quando isso ocorrer, os hackers tentarão reutilizar essas credenciais no máximo de lugares possíveis, na esperança de obter acesso a informações confidenciais. Se utilizar uma senha diferente para cada conta, você não precisará correr para alterar todas as senhas antes que os criminosos cibernéticos as encontrem. Há inúmeras e excelentes ferramentas de gerenciamento de senha disponíveis, que podem sincronizar vários dispositivos e manter todas as suas senhas à mão.

5 - Desconfie!
Os criminosos cibernéticos tentarão vários tipos de métodos para obter seus dados, um dos métodos mais bem-sucedidos é a engenharia social. A engenharia social utiliza vários recursos, como dizer que você precisa atualizar as informações de sua conta ou que precisa fornecer as informações de sua conta bancária para receber um dinheiro não esperado. Fique atento sempre ao clicar em qualquer link de um e-mail que não estava esperando receber. Isso inclui e-mail de pessoas que você conhece, já que elas podem ter sido infectadas e não perceberam que estão enviando malware.

6 - Restrinja a quantidade de dados que você compartilha on-line
Quando falamos sobre oversharing, a maioria das pessoas pensa imediatamente em redes sociais. Embora seja importante ajustar corretamente suas configurações de privacidade nas redes sociais, você deverá também prestar atenção às informações que fornece ao preencher formulários ou criar contas on-line. Os formulários utilizados ao se inscrever em uma newsletter ou criar uma nova conta ou site podem solicitar bem mais informações do que o necessário. Se você quiser se inscrever para receber uma newsletter por e-mail, provavelmente não será importante fornecer seu endereço residencial ou informações sobre renda. Normalmente, esses formulários terão indicadores que permitem saber quais informações são obrigatórias e quais são opcionais. Se as informações não forem obrigatórias, não as forneça.

7 - Fique atento às suas contas on-line
Mesmo que você esteja atento ao uso de senhas exclusivas e complexas e também ao seu limite de compartilhamento de informações, é possível que, em algum momento, seu banco ou sua operadora de cartão de crédito possam ser invadidos por hackers. É uma boa ideia ficar atento a atividades não autorizadas em suas contas on-line. Várias operadoras de cartão de crédito têm aplicativos para smartphone, que o irão alertar se houver uma nova atividade. Visualizar essas notificações podem ajudá-lo a observar se sua conta foi descoberta.


Por: Solange Calvo
Fonte: B!t Magazine
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Blog: Diogenes Bandeira
Intel Security - 7 dicas para garantir a sua privacidade on-line Intel Security - 7 dicas para garantir a sua privacidade on-line Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 19:39:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.