∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

O Japão tem a maior usina de energia solar flutuante do mundo


Ter energia solar suficiente para abastecer diversas casas de família exige muito espaço —coisa que o Japão não tem de sobra! Mesmo assim há um esforço tremendo para produzir energia limpa no país. Lembra do campo de golfe abandonado que foi transformado em usina solar?

Pois bem, a criatividade dos japoneses não parou por aí! O país é casa da maior usina solar flutuante do mundo. Financiada pela empresa de eletrônicos Kyocera, o empreendimento está localizada perto de Tóquio, na cidade de Chiba.

Com 51 mil painéis espalhados pela água, em um espaço de 180 mil metros quadrados, a capacidade estimada é de 16.170 megawatt hora por ano — suficiente para suprir as necessidades de cinco mil famílias. Espera-se que a usina será capaz de poupar a emissão de 8.170 toneladas cúbicas de CO2 no mesmo período.

É claro que colocar uma série de placas solares no meio da água é muito mais caro do que em terra firme. Mas o esforço vale a pena já que graças ao efeito refrescante da água, o método é 11% mais eficaz.

Com a falta de espaço e de recursos naturais, o Japão foi abastecido com energia nuclear por muito tempo. Depois dos diversos acidentes sofridos, o Japão começou uma verdadeira guerra de redução de energia e busca por novas fontes (limpas). Apesar do esforço, o país ainda é muito dependente de combustíveis fósseis e gás natural.


Por: Jéssica Miwa
Fonte: The Greenest Post
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Blog: Diogenes Bandeira
O Japão tem a maior usina de energia solar flutuante do mundo O Japão tem a maior usina de energia solar flutuante do mundo Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 04:24:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.