∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

O perfil do líder moderno.


Imagine a seguinte situação: Você chega ao seu local de trabalho e em vez do computador, uma máquina de escrever está em sua mesa. O telefone celular foi substituído pelo pager, mais conhecido como bip. E para conferir quem ligou na sua ausência, você checa os recados na secretária eletrônica.

Essa cena surrealista dificilmente será vista no mundo atual. Pertence ao universo da imaginação. Até o saudosista mais empedernido há de reconhecer que não é possível viver sem a contribuição da modernidade. Se os exemplos acima são risíveis, a graça desaparece quando aplicamos o conceito de modernidade ao estilo de liderança. Existem muitos líderes atuando em 2015 com ideias e posturas anacrônicas. Líderes que vivem na era dos Jetsons, mas pensam e agem como se estivessem na era dos Flinstones.


Mas, afinal, qual a diferença da liderança moderna com aquela exercida décadas atrás? O que é um líder moderno?

Em primeiro lugar, gostaria de definir o que entendo por modernidade. Para isso, vou fazer uso das sábias palavras do saudoso jornalista Joelmir Betting. “Modernizar não é sofisticar. Modernizar é simplificar”. Ser moderno é ser capaz de tornar as coisas simples. Um líder antenado com seu tempo, empenha-se para que todos os processos na sua empresa sejam descomplicados. Ser simples em muitos casos significa ser óbvio. E um líder não pode ter medo de ser óbvio. A frase que acabei de escrever, por exemplo, é óbvia, mas eu tive que escrevê-la para me certificar que fui bem compreendido. Ser simples nem sempre é sinônimo de ser fácil. A simplicidade dá trabalho. E incomoda as pessoas que estão acostumadas a criar dificuldades para vender facilidade. Um líder que simplifica consegue fazer com que as pessoas utilizem seu tempo fazendo aquilo que realmente importa, tornando-as mais produtivas. E isso é uma conquista gigantesca.

Outra marca de um líder moderno é a coerência. A época do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” está definitivamente encerrada. De um líder espera-se conhecimento acadêmico, firmeza nas decisões, bom relacionamento interpessoal, mas sobretudo, harmonia entre suas palavras e suas ações. Um líder que apregoa comprometimento, mas é o último a chegar na empresa e o primeiro a ir embora está afirmando com a teoria e desmentido com a prática. Uma liderança incoerente não inspira respeito. E um líder que não é respeitado, na verdade, já deixou de liderar.

Um líder moderno é aquele que pensa nas pessoas. E as valoriza. Outro dia, escutei algo interessante. Os lideres vivem pedindo para os funcionários vestirem a camisa da empresa. Mas poucos se preocupam em saber se a camisa ficou apertada demais ou muito folgada. E é isso que diferencia os líderes ultrapassados dos líderes modernos: Tratar cada funcionário como se ele fosse o único. Em um passado nem tão distante, projetos e resultados eram considerados as coisas mais importantes em uma corporação. O líder moderno continua tendo metas ousadas, buscando os melhores resultados, mas sabe que o fator humano é o bem mais valioso de uma empresa. Um líder em compasso com a atualidade é aquele que valoriza a individualidade e promove a integração. O bom gestor de pessoas incentiva todos os funcionários a vestir a camisa da empesa, cada um de acordo com seu manequim, mostrando a unidade na diversidade.

Há muitas outras características do líder moderno: Paixão pelo que faz, autoconhecimento, capacidade para adaptar-se às mudanças e muito mais. O tema é amplo e não se esgota nesta coluna. Mas algo imprescindível ao líder moderno é a conjugação do sonhar com o fazer, do desejo com a realização. Ou nas palavras de Lance Morrow: “Líderes tornam as coisas possíveis. Líderes excepcionais as tornam inevitáveis.”

Seja um excepcional líder moderno!


Por: Elmano Nigri, é presidente da Arquitetura Humana.
Fonte: Salário BR.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
O perfil do líder moderno. O perfil do líder moderno. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 14:00:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.