∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Conheça as 5 principais ameaças aos usuários de jogos online.


Com a evolução e difusão dos jogos online e para celulares, cresce também a preocupação a segurança com os dados dos jogadores. A Kaspersky listou as principais formas pelas quais o cibercrime pode se aproveitar dos games.

Phishing: É uma das ameaças mais tradicionais da internet e, com o crescimento dos games online, não há motivo pelo qual ela não seria adaptada para este mercado. O usuário recebe e-mails com links que direcionam para páginas falsas, onde devem ser inseridas as credenciais do jogador e possivelmente seus dados bancários. Algumas páginas falsas são idênticas às reais.

Ciber-bullying: Todo jogo online, basicamente, possui um chat, que muitas vezes é usado para troca de insultos e humilhação de outros jogadores. Às vezes dados privados acabam sendo compartilhados neste espaço com o fim de manchar a reputação de alguém.

Cheaters: Os velhos trapaceiros, que usam clientes adulterados e bots para obter vantagens irregulares dentro dos jogos. Também há aqueles que tentam se aproveitar da falta de experiência dos novatos para trapaças.

Roubo de itens dentro do jogo: São quatro alvos principais: recursos do game, personagens desenvolvidos, contas de pagamento ou cartões de crédito associados à conta. Quanto mais desenvolvido e famoso o personagem estiver, mais suscetível a ataques ele está.

Quebra de segurança em PCs e smartphones: É comum ver a oferta de “atualizações” ou “utilitários” falsos para enganar o usuário, se espalhando por phishing ou até mesmo em fóruns. Eventualmente, em casos mais raros, é possível usar até mesmo brechas do jogo para instalação de vírus e malware. Normalmente os alvos são credenciais de acesso, contas bancárias e, até mesmo, utilização da máquina para produção de bitcoins e conversão do PC para que se torne parte de uma botnet.


As dicas para tentar se manter seguro neste ambiente, segundo a Kaspersky, são:

1. Instalar todas as atualizações do equipamento e do jogo tão rápido quanto possível;
2. Utilizar senhas robustas e únicas para cada conta de jogo ou endereço de e-mail;
3. Prestar atenção aos e-mails de phishing e às tentativas de roubo das credenciais de acesso;
4. Bloquear imediatamente qualquer usuário que faça ameaças ou ofensas. Não jogar nem falar por chat com estas pessoas e avisar os editores do jogo;
5. Nunca revelar a verdadeira identidade nem informação pessoal a outros jogadores;
6. Não aceitar ofertas suspeitas de desconhecidos;
7. Se perceber que outro jogador avança muito rápido no jogo, informe o serviço de suporte. A maior parte dos jogos online têm regras muito estritas e expulsam imediatamente os trapaceiros;
8. Teclar manualmente o endereço da página web antes de entrar na conta do jogo;
9. Utilizar uma ferramenta de proteção online que impeça a abertura de páginas web falsas.

Fonte: OD.
Conheça as 5 principais ameaças aos usuários de jogos online. Conheça as 5 principais ameaças aos usuários de jogos online. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 14:15:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.