∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Inspeção do sistema de sprinklers recebe o 3º prêmio do Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos


A inspeção do sistema de sprinklers para garantir a prevenção a incêndios e a confiabilidade do equipamento foi tema do trabalho vencedor do 3º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos. O segundo lugar ficou com o pesquisador Bruno Dias, com o trabalho Simulação de incêndios por fluidodinâmica computacional: uma comparação entre edificações residenciais com e sem sprinkler.

O trabalho Instalação e dimensionamento de sprinklers, inscrito por Raquel Aline Andrade Rizzatte, Mariele Ribeiro Guimarães, Thaís Cássia de Oliveira Sousa e Thaisa Soares Leão ficou em 3º lugar no concurso.

O vencedor do 3º Prêmio ISB, Cássio Roberto Armani, disse que a ideia de desenvolver o trabalho partiu da experiência adquirida ao longo de mais de 25 anos como Oficial do Corpo de Bombeiros, quando atuou na área de vistoria de sistemas de proteção contra incêndio em edificações. “Mesmo fazendo visitas programadas, muitos sistemas não funcionavam. Isto me fazia pensar na qualidade do que há Brasil afora”, argumenta.

Na pesquisa, Armani estabelece uma relação direta entre a inspeção predial e o desempenho dos sistemas de proteção contra incêndio, na medida em que sua eficácia depende das condições de funcionamento das bombas de incêndio, válvulas, sprinklers e reserva de água. Segundo o autor, a ideia do trabalho foi propor um roteiro de inspeção normativo, baseado na NFPA 25 e adaptado à norma brasileira 10897.

Ele acredita que a norma brasileira sobre sprinklers tem evoluído bastante ao longo dos últimos anos e que a última atualização, feita em 2014, traz um roteiro de inspeção do sistema de sprinklers como anexo informativo que não tem caráter obrigatório. “O mesmo ocorre com a norma brasileira 5674, ‘Manutenção de edificações – requisitos para o sistema de gestão de manutenção’, que contém anexo informativo sobre o registro de verificação do sistema de sprinklers, de maneira genérica”, explica.

A ideia do trabalho foi instaurar um roteiro que permitisse criar um checklist a ser incorporado por uma norma brasileira ou por alguma legislação estadual de incêndio. “Dessa forma, busca-se oferecer uma ferramenta de manutenção preventiva, a fim de que seja alcançada a confiabilidade no sistema de sprinklers”, conclui Armani.

Prêmio ISB
O Prêmio Instituto Sprinkler Brasil foi criado em 2013, com o objetivo de fomentar a discussão sobre o uso de sprinklers em sistemas de proteção contra incêndio e criar bibliografia sobre o assunto em língua português, considerando que as principais referências estão em inglês.

A avaliação dos trabalhos inscritos no 3º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos foi realizada com base nos critérios de adequação ao tema, relevância, originalidade, estrutura do texto e qualidade da redação, método, fontes de dados, análise e bibliografia.

O ISB
O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers – também conhecidos como chuveiros automáticos – nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País. Fundado em 2011, o ISB defende o uso desta tecnologia como a medida mais eficaz de evitar perdas humanas e materiais.


Inspeção do sistema de sprinklers recebe o 3º prêmio do Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos Inspeção do sistema de sprinklers recebe o 3º prêmio do Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos Reviewed by Diogenes Bandeira on 20:14:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.