∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Seagate lança seu HD de 10 terabytes no formato de 3,5 polegadas


A Seagate lançou um HD de 10 terabytes no formato de 3,5 polegadas. Projetado para atender as necessidades de empresas, o aparelho ainda não está disponível comercialmente, no entanto. Por enquanto, eles estão sendo experimentados pelas gigantes chinesas Huawei e Alibaba, mas quando eles começarem a ser vendidos, espera-se que o preço fique na casa dos US$ 800.

Trata-se também do primeiro disco rígido lançado pela Seagate a ter o interior preenchido com Hélio hermeticamente selado. A empresa não forneceu muitos detalhes sobre o produto, no entanto, falando apenas que ele conta com 7 platters (discos magnéticos) e 14 cabeças de leitura. Estima-se que a velocidade de rotação fique em 7.200 RPM.

Antes do investimento no hélio, os HDs eram preenchidos com ar comum. No entanto, o hélio é um gás menos denso, causando muito menos resistência contra a rotação dos discos. Isso permite que o dispositivo consuma menos energia e apresente maior confiabilidade.

Foi isso que permitiu que empresas como a Seagate e a Western Digital colocassem sete discos magnéticos no HD de 3,5 polegadas ao contrário dos seis convencionais, que permite mais capacidade de armazenamento.

Contudo, como explica o Ars Technica, o hélio não deve permitir ir muito mais longe do que os 10 TB, já que ele não tem influência na densidade do armazenamento. Portanto, para ir além, são necessárias novas tecnologias de gravação e leitura que permitam diminuir o espaço físico necessário para guardar dados em um disco, que já está na casa dos nanômetros. Um bom candidato é o HAMR (sigla para gravação magnética assistida por calor), que usa um pequeno laser ao lado da cabeça de gravação e leitura, aquecendo regiões dos discos.


Por: Renato Santino
Fonte: Ars Technica e O. D.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Blog: Diogenes Bandeira
Seagate lança seu HD de 10 terabytes no formato de 3,5 polegadas Seagate lança seu HD de 10 terabytes no formato de 3,5 polegadas Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 18:59:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.