∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

FIERGS opta pela velocidade da fibra óptica para seus 12 mil usuários.


Consolidada como uma infraestrutura tecnológica e com uma localização privilegiada na cidade de Porto Alegre (RS), o Centro de Eventos FIERGS é o ambiente selecionado para eventos de todos os tipos e portes na capital gaúcha. Essas características ficam evidenciadas através de espaços interligados e moduláveis, perfeitamente adaptáveis a qualquer tipo de acontecimento, com uma área total de 36.724,85m². Dessa forma, para manter a confiabilidade, a FIERGS investe anualmente no aperfeiçoamento da sua infraestrutura.

Um dos últimos projetos da FIERGS foi a implementação de toda solução Laserway, da Furukawa, com o objetivo de modernizar a sua rede de comunicação corporativa. O projeto de implementação foi realizado pela integradora Pillatel, em parceria com a distribuidora Delta Cable IT Solutions que, além de proporcionarem maior flexibilidade às demandas do Centro de Eventos FIERGS, garantiram a disponibilidade, segurança e redução significativa dos custos de energia e manutenção.

Segundo o gerente geral do Centro de Eventos FIERGS, Mauricio Duval Macedo, era necessária a implantação de uma solução mais eficaz para o acesso à Internet. A antiga rede de cabeamento estruturado estava começando a deixar de atender as demandas. “Ficávamos mais restritos, dependendo de conexões wireless, o que nem sempre nos atendiam com a agilidade e a segurança que nossos negócios requerem”, afirma o gerente. Além disso, de acordo com Gilberto Acosta, engenheiro eletricista da Pillatel, a implementação foi imprescindível por ocorrer uma inundação no Centro de Eventos, assim comprometendo todo o cabeamento metálico e os racks.

Além disso, um projeto deste porte está propício a ter alguns riscos, como deixar os clientes sem internet durante um evento de grande repercussão e importância. “Além da internet, o mau funcionamento do sistema como um todo, poderia prejudicar a relação do Centro de Eventos com os seus clientes e acarretar multas e perdas de contratos futuros. Outro risco era o cliente interno, que bem ou mau, tinha um sistema em funcionamento e tínhamos que implementar o novo com o velho operando”, completa Gilberto.

Dessa forma, foram fornecidos pela Delta Cable IT Solutions produtos da Furukawa e Attic, tais como Chassi OLT GPON, transceivers óptico, ONT’s GPON, retificador, DIO’s B48, cabos ópticos indoor/outdoor, cabos UTP e racks (48 e 32 U’s). Assim sendo posicionados no Pavilhão de Eventos (Bloco 12) e em dois blocos administrativos (Blocos 4 e 7).

Atualmente, o novo ambiente tecnológico do Centro de Eventos FIERGS atende a 12 mil usuários simultaneamente. Foram instalados pontos ópticos para atendimento de estandes em qualquer área do pavilhão, permitindo mais flexibilidade para as demandas de cada evento realizado no local. Já os cabos de fibra óptica têm proteção para ambientes agressivos e são distribuídos pelo pavilhão por meio de canaletas. E é na sala técnica que está localizado o chassi OLT GPON que gerencia toda a rede, não sendo necessária a configuração de portas de forma descentralizada.

Outro produto de tamanha importância é a ONT que converte o sinal óptico em sinal elétrico, composto por portas de saída (4 para dados e 2 para telefone analógico) e 1 porta de entrada para conector de fibra óptica. Como mencionado por Gilberto, é através do cabo UTP que as 4 portas de dados da ONT se conectam com os dispositivos IP, para a construção da maior capilaridade e desempenho das áreas de trabalho.

Contudo, o projeto tinha um caráter complexo, envolvendo a integração de diversos setores, por exemplo a gerência do Centro de Eventos FIERGS, toda a equipe comercial e gestão de TI (empresa terceirizada DATADESK), todos os detalhes técnicos para definição e aprovação foram executados minuciosamente. “Posteriormente, durante a execução, foram surgindo outras dificuldades que tivemos que superar, como a falta de provimento de energia para alimentação das ONT’s no Pavilhão, a precária infraestrutura de tubulações e eletrocalhas em alguns ambientes internos nos Blocos 4 e 7, a dificuldade de acesso em determinados pontos, que não poderiam parar de funcionar enquanto realizávamos os trabalhos, e a agenda variável no Centro de Eventos, Teatro, Salas e Convenções, que sofriam alterações de acordo com o fechamento e/ou cancelamento de eventos e shows. A Delta Cable IT Solutions foi um parceiro muito importante e comprometido com o sucesso final do projeto. Participou ativamente nas negociações comerciais e no apoio técnico, e sempre que chamada, esteve disponível e preparada para colaborar na melhor solução para o projeto”, afirma o engenheiro da Pillatel.

Já o resultado final foi gratificante, pois a FIERGS se manifestou muito satisfeito com todo o andamento do projeto e a qualidade dos produtos. “Agora oferecemos tecnologia de ponta, com infraestrutura em fibra óptica. Em termos práticos, com a modernização, nossos clientes ganham estabilidade e velocidade de conexão. As melhorias com a implantação do inovador sistema Laserway da Furukawa permite ainda flexibilidade e futura expansão da rede com total segurança e possibilidade de hospedagem de servidores dos próprios clientes do Centro de Eventos. O investimento nesta tecnologia comprova o quanto estamos na vanguarda e alinhados com as necessidades do mercado”, diz Mauricio Duval Macedo, gerente geral do Centro de Eventos FIERGS.

Macedo disse ainda que o sistema permite também a expansão da rede, sem a necessidade do lançamento de novas fibras, e o equipamento ativo principal pode ser ampliado apenas com a instalação de mais módulos de serviços e com tamanha segurança. “Como o acesso se dá a muitos usuários, a questão de segurança para nós é bastante crítica e neste quesito estamos amplamente assegurados”, comenta Macedo.

Durante o processo de modernização, o Centro de Eventos FIERGS decidiu participar do Programa Green IT da Furukawa. Desta forma, todos os materiais anteriores foram doados para reciclagem. Foram 247.158 kg de antigos cabos e conectores que passam a ter suas matérias primas utilizadas por outras indústrias, como as de plástico e cobre, por exemplo. “Poder cuidar do Meio Ambiente por meio de iniciativas sustentáveis só traz ótimos benefícios para nós e para toda a sociedade. Alinhar isso a melhorias tecnológicas é uma grande satisfação”, finaliza Macedo.


Por: Renan Rederde
Fonte: Delta Cable IT Solutions.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
FIERGS opta pela velocidade da fibra óptica para seus 12 mil usuários. FIERGS opta pela velocidade da fibra óptica para seus 12 mil usuários. Reviewed by Diogenes Bandeira on 21:37:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.