∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Fusão da EMC com a Dell desestabiliza parceria da VMware com a Cisco


Com a incorporação das soluções da EMC e da VMware no portfólio da Dell, a Cisco não deverá disponibilizar os seus servidores nos moldes atuais da parceria mantida na VCE. A fusão entre a Dell e a EMC pode colocar em risco a parceria com a Cisco para o negócio lucrativo em torno da VCE, diz o analista da IDC, Ashish Nadkarni.

A Dell anunciou nesta segunda-feira que concordou em pagar US$ 67 bilhões pela empresa EMC. A operação será feita no modelo de pagamento parte em dinheiro, parte em uma troca de ações da VMWare, e vai gerar a fusão entre as duas companhias.

Nesta joint-venture, a EMC combina o seu equipamento de armazenamento com a tecnologia de virtualização da VMware e a plataformas de computação e redes da Cisco (que detém 10% da VCE).

Com os negócios de servidores da Dell reunidos com os da EMC e da VMware, a Cisco não deverá continuar a fornecer as suas máquinas, prevê o observador.

A Dell tem a intenção de investir mais na VMware, comprando mais ações da companhia de virtualização ao longo do tempo, revelou o seu CEO, Pat Gelsinger, esta segunda-feira. A EMC detém 83% das ações da VMware.

As sinergias de receitas esperadas neste aspecto da fusão podem envolver a substituição de equipamentos de rede da Cisco Systems, parceiro de rede da VMware, por equipamentos daa Dell. Apesar de tudo, Gelsinger afirmou que a VMware espera continuar a trabalhar com a Cisco nas tecnologia para equipamento Vblocks e outras opções de VCI.

“À medida que avançamos para produtos de grande convergência tecnológica podemos usar mais tecnologia da Dell… mas para os produtos de rede pretendemos ficar com os da Cisco”, explicou o CEO. No mercado do armazenamento, as linhas de produtos das duas empresas complementam-se em grande parte, considera Nadkarni. Os da EMC estão mais voltados para empresas de maior dimensão, enquanto os da Dell são mais fortes entre as PMEs. Existe, no entanto, alguma sobreposição entre as ofertas EqualLogic e Compellent, da Dell e o portfólio VNX e VMax, da EMC.

O acordo dá à Dell maior relevância no segmento de proteção de dados, em que não tem sido capaz de competir, face às propostas Data Domain e Avamar da EMC, recorda o analista da IDC. “A EMC vai dar à Dell o que esta aspira ser”, afirma Nadkarni.

Ainda assim, há indicações de que a Dell pode colocar a sua própria marca na operação de armazenamento resultante da fusão. Ela já revendeu produtos da EMC mas a parceria terminou em 2011.

Os clientes sentiam-se pressionados pela prática da EMC em separar o software do hardware, na venda, disse Bryan Jones, vice-presidente da Dell para marketing comercial, em uma entrevista recente. As soluções EqualLogic e Compellent já vêm com o software incluído.

Única na categoria
A transação marca a união da maior empresa mundial de armazenamento corporativo (EMC) com um dos maiores fabricantes de servidores do mercado global (Dell), formando uma empresa que ganha um bocado de espaço para atuar no ambiente corporativo de várias formas. Ao mesmo tempo eleva o status do portifólio de storage da Dell e soluciona as questões organizacionais da EMC.

A Dell tem feito um esforço nos últimos anos para dar o salto da área de PCs e servidores para pequenas e médias empresa e entrar no mercado de grandes corporações com uma oferta mais abrangente para brigar com nomes conhecidos como IBM e Hewlett-Packard.

A compra da EMC da à Dell argumentos concretos para dizer que é a única empresa de TI com um conjunto completo de produtos, do PC ao data center, disse o analista da Pund-IT, Charles King, ao Computerworld. Embora a IBM e a HP tenham fugido desse modelo, King acredita que há vantagem agora em ser um fornecedor completo de hardware, porque vai permitir à companhia otimizar a compra de componentes de fabricação a preço bem mais competitivos.

Esforços conjuntos
Tanto a Dell quanto a EMC gastaram tempo e energia redefinindo seus negócios para enfrentar a mudança acelerada do ambiente de TI corporativa nos anos mais recentes. A Dell transformou-se em empresa privada, em 2013, e a EMC vinha defendendo um modelo de "federação" para evitar vender algumas de suas divisões.

Na área de storage, as duas empresas têm linhas de produtos complementares, diz o analista da IDC, Ashish Nadkarni. A EMC está voltada para grandes empresas e a Dell tem força no mercado menor. Haverá alguma superposição de oferta envolvendo EqualLogic e Compellent, da Dell, com a linha VNX e VMax da EMC. O acordo no entanto fortalece a posição da Dell em proteção de dados, um terreno em que ela tinha dificuldade de competir contra os produtos da EMC.


Fonte: IDG News Service e CIO.
Fusão da EMC com a Dell desestabiliza parceria da VMware com a Cisco Fusão da EMC com a Dell desestabiliza parceria da VMware com a Cisco Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 18:55:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.