∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Vitória terá 327 câmeras de segurança nas ruas até o final do ano


Vitória terá mais 120 câmeras de videomonitoramento pelas ruas até o fim deste ano. Os equipamentos serão instalados na Praia do Canto e no Centro, nas áreas onde foram implantados os parquímetros do estacionamento rotativo. Com os aparelhos já em operação, serão 327 câmeras de segurança espalhadas em todo o município.

O anúncio da instalação dos novos equipamentos foi feito nesta quinta-feira (09), durante a apresentação do Plano Municipal de Segurança Cidadã. Atualmente a capital capixaba conta com 180 câmeras de videomonitoramento nas ruas. Outras 27 já foram contratadas.

Dos 120 novos aparelhos anunciados nesta quinta, dez serão utilizados para o chamado "Cerco Eletrônico", especialmente voltado para identificar veículos furtados ou roubados. De acordo com a Prefeitura de Vitória, a licitação para aquisição dos equipamentos ainda será lançada. Os pontos onde eles serão instalados já foram definidos: Reta do Aeroporto, Segunda Ponte, Terceira Ponte, Jardim Camburi e Cinco Pontes.

De acordo com a prefeitura, o equipamento consiste em um tipo de câmera de vídeo fixa, com capacidade de fazer uma leitura das placas de veículos e enviar os dados para a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal.

Caso o veículo tenha alguma restrição de furto ou roubo, um alarme dispara na central e as informações são comparadas com o banco de dados da polícia. Na sequência, as equipes da Guarda Municipal ou da Polícia Militar, que estiverem mais próximas ao veículo, podem ser acionadas para fazer o cerco ao infrator.

O secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Mota, ressaltou que a licitação para a compra desses equipamentos vai acontecer ainda em 2015 e que, para a aquisição dos mesmos, poderá ser usada receita proveniente do estacionamento rotativo.

Plano de Segurança
As medidas fazem parte do Plano Municipal de Segurança Cidadã, que contempla várias ações. "Essas ações já ajudaram a reduzir os índices de violência em Vitória, e elas serão intensificadas. No Plano de Segurança, os moradores relataram ações que já vigoram e poderão continuar, a fim de manter a segurança pública", disse Fronzio Calheira.

O secretário ressaltou que houve uma redução de 50% no número de homicídios em Vitória no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. "Acreditamos que esse resultado é reflexo da soma de todas as ações", salientou.

Durante dez meses foram coletados dados em 78 bairros das nove regiões de Vitória e identificadas as maiores necessidades dos moradores. O plano apontou que, em regiões como Praia do Canto, Centro e Jardim da Penha, a maior preocupação da população é em relação a crimes contra o patrimônio e, em bairros como Maruípe e São Pedro, a mortalidade entre os jovens é o que mais assusta.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), um dos principais objetivos do plano é a integração das forças públicas de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário, além da Guarda Municipal.

O documento final, de 71 páginas, foi elaborado por uma equipe de trabalho do Observatório de Segurança Pública da Semsu. Ele cobre todo tipo de situação: a prevenção e controle de delitos; o fortalecimento da relação entre polícia, comunidade e Justiça; o contexto urbano seguro; a prevenção da violência contra a mulher e a infância; a redução dos fatores de risco e o fortalecimento da coesão social.


Fonte: Folha Vitória.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Vitória terá 327 câmeras de segurança nas ruas até o final do ano Vitória terá 327 câmeras de segurança nas ruas até o final do ano Reviewed by Diogenes Bandeira on 08:49:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.