∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Quais as diferenças dos Protocolos ONVIF S, G, Q e C?


As Câmeras de CFTV analógico não tem nenhum problema de compatibilidade. Basicamente, as câmeras e DVRs convencionais podem trabalhar em conjunto, através de diferentes fabricantes. No desenvolvimento da vigilância de CFTV-IP, o sistema IP foi fortemente prejudicado pela falta de compatibilidade dos equipamentos e falta de flexibilidade em termos de desenvolvimento futuro. As empresas que desenvolvem e fabricam câmeras IPs, têm as suas próprias normas e protocolos. Conseqüentemente, os usuários só podem escolher todos os equipamentos de uma mesma empresa. Após vários anos de desenvolvimento caótico, em que os fabricantes estavam introduzindo as suas normas para a transmissão e gravação de vídeo em sistemas CFTV-IP.

IP Security baseada em ONVIF.
Em 2008, a Sony e Bosch são as empresas que estabelece uma organização chamada Open Network Video Interface Forum (ONVIF). ONVIF visa resolver a interoperabilidade dos sistemas de vigilância IP entre os produtos, independentemente dos fabricantes. A organização está empenhada em fazer um padrão comum para acelerar a implantação do sistema de vigilância IP. ONVIF padronizou a interface digital de produtos de vigilância IP e compressão unificador e transmissão de vídeo e áudio stream, a descoberta de dispositivos IP, Pan / Tilt / Zoom (PTZ), entradas e saídas de alarme, procedimentos de configuração e controle, detecção de movimento etc. Depois desenvolvimento de sete anos, ONVIF tem muitas versões standard, incluindo ONVIF 1.0, 2.0 ONVIF, ONVIF 2.2, ONVIF 2.4, 2.5 ONVIF

Os conceitos fundamentais do ONVIF são:
  • Padronização da comunicação entre dispositivos de surveillance (vídeo) em rede
  • A interoperabilidade entre produtos de vídeo em rede, independentemente do fabricante
  • Aberto a todas as empresas e organizações

Sobre o que é ONVIF Profiles?
No início, o padrão ONVIF encontrou problemas com a falta de compatibilidade entre algumas versões. Portanto, em 2012, a organização introduziu o conceito de"profiles"que é continuamente desenvolvido. O"profiles"permite a verificação fácil e eficaz da conformidade de produtos de vigilância IP sem analisar detalhes técnicos. Quando os dispositivos e software são baseadas no mesmo perfil, eles são compatíveis, sem dúvida. Atualmente, ONVIF tem três perfis, cada um dos perfis tem características diferentes.


Profile Q (ONVIF Q): Aborda a descoberta de dispositivos e configuração, bem como a gestão de certificados e chaves TLS

Profile G (ONVIF G): Configuração do endereço de gravação e pesquisa, a reprodução do vídeo no dispositivo de segurança com base em IP. Ele suporta operações em vídeo, áudio e metadados.


Profile C (ONVIF C): Suporta a integração com o sistema de controle de acesso físico, abordando a interoperabilidade entre esses sistemas e os sistemas de vídeo em rede.

Profile C 
Os dispositivos em conformidade com sistema de controle de acesso, fornecer informações de porta de acesso e funcionalidade relacionada com atividades básicas de controle de portas, tais como bloqueio e desbloquear das portas, quando uma porta foi acessada e outras tarefas de monitoramento de porta. 


Profile S (ONVIF S): Concentra-se em funcionalidades comuns de sistemas de vídeo IP, ou seja, especificação de áudio e streaming de vídeo entre o dispositivo (por exemplo, câmera) e cliente (app software, NVR). O cliente pode configurar o áudio, vídeo e fluxos de dados, selecione protocolos de PTZ, fazer uso de metadados, entradas de alarme e saídas de relé.


Em conclusão, ONVIF Profile permite ao usuário identificar facilmente os recursos suportados por um perfil sem saber a compatibilidade entre versões ONVIF. além de Profile C para o sistema de controle de acesso físico, ONVIF Profile S, como a interface para stream de vídeo e áudio entre dispositivos e clientes conformant, e, assim como Profile G, centra-se em armazenamento de vídeo, pesquisa, recuperação e reprodução.


Fonte: Grace Gui.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Quais as diferenças dos Protocolos ONVIF S, G, Q e C? Quais as diferenças dos Protocolos ONVIF S, G, Q e C?  Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 01:26:00 Rating: 5

2 comentários:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.