∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

USB Killer: o pendrive que pode queimar qualquer dispositivo eletrônico com entrada USB.


A dica de não conectar qualquer pendrive desconhecido no seu computador é importante. Eles podem vir recheados de vírus, malwares e softwares perigosos. Contudo, há perigos ainda maiores: um dispositivo USB realmente mal-intencionado pode simplesmente fritar o seu computador.

É o caso de um dispositivo publicado no site russo Habrahabr e divulgado pelo Kurukuru Hub. Seu “designer” criou o pendrive maldito apenas por hobby e não chegou a publicar o esquema para construir, mas explicou como ele funciona.

O texto diz que ao conectar o aparelho na porta USB do computador, um conversor DC/DC invertido carrega os capacitores a -110 volts. Ao chegar nessa medida, o conversor é desligado, ao mesmo tempo que é aberto um transistor que descarrega os -110 volts de tensão na porta USB. Quando a tensão chega a -7 volts, o conversor volta a funcionar, até que o estrago esteja completo.

A explicação acima pode parecer muito técnica, mas o resumo da obra é simples. Em termos leigos, o aparelhinho acumula carga e descarrega de volta no computador com o intuito de queimar tudo que for possível.

O dispositivo devolve a tensão para a fonte de energia, que pode ser um controlador USB dedicado, ou a própria CPU. Controladores costumam ser ligados ao processador, então é possível destruir o computador diretamente no “cérebro”.


Fontes: Ubergizmo e O.D.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
USB Killer: o pendrive que pode queimar qualquer dispositivo eletrônico com entrada USB. USB Killer: o pendrive que pode queimar qualquer dispositivo eletrônico com entrada USB. Reviewed by Diogenes Bandeira on 15:09:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.