∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Windows 10 terá login com biometria e chip USB para eliminar senhas.


A Microsoft anunciou que o Windows 10 aceitará autenticação por meio de tecnologias da Fido Alliance, permitindo o login via biometria, com a digital, ou com o uso de chaves USB. A autenticação dará acesso não apenas ao Windows e a serviços da Microsoft, como o OneDrive e o Outlook, mas também a serviços de terceiros vinculados ao Azure Active Directory.

Segundo a publicação da Microsoft, feita na sexta-feira (13), o “preview’ do Windows 10, versão de testes disponível para quem quer experimentar o sistema ainda em desenvolvimento, já traz a tecnologia.

Embora diversas empresas já tenham fornecido soluções alternativas de autenticação para o Windows, incluindo com biometria, a novidade do Windows 10 é a integração completa da autenticação do Windows com sistemas de terceiros. Com isso não será preciso usar diversas senhas diferentes para cada serviço, desde que eles também sejam compatíveis.

A Fido Alliance é uma coalisão formada por diversas empresas. Entre seus membros estão não apenas nomes da tecnologia de software e hardware, como Microsoft, Google, Samsung e Dell, mas empresas sistemas de pagamento como Visa, Mastercard e PayPal. O objetivo é desenvolver um padrão de autenticação que seja fácil de usar e seguro para diminuir ou eliminar a dependência de senhas.

O Google anunciou em outubro a adoção da tecnologia de autenticação por chip USB da Fido. A tecnologia, chamada de U2F, já está disponível para quem tem um chip e usa o navegador Chrome.


Fonte: Imasters e Portal G1.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Windows 10 terá login com biometria e chip USB para eliminar senhas. Windows 10 terá login com biometria e chip USB para eliminar senhas. Reviewed by Diogenes Bandeira on 09:35:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.