∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Novo malware para Facebook usa vídeo como isca.


Os pesquisadores do Laboratório da ESET – fornecedora de soluções de segurança da informação – alertaram para a propagação de um novo malware, que se esconde na forma de um suposto vídeo com conteúdo adulto no Facebook. Por trás do vídeo está um Trojan (Cavalo de Troia), voltado a roubar informações dos usuários.

Ao clicar no falso vídeo, o usuário é induzido a fazer uma suposta atualização do Flash Player que é, na verdade, um Trojan que infecta o computador para roubar informações. A ameaça também instala uma extensão no navegador para publicar o vídeo no Facebook de forma automática e, assim, propagar o conteúdo.

O malware foi identificado como “Ameaças Múltiplas”, o que significa que o código malicioso executável não tem uma assinatura específica e, sim, é composto por outros executáveis. As famílias de códigos maliciosos foram identificadas pelos produtos ESET como Win32/VB.RTN y Win32/ExtenBro.AK.

O mais preocupante é que, uma vez instalado, o Trojan assume o comando do navegador web e publica no Facebook em nome da pessoa infectada, marcando os amigos sem que o usuário nem ao menos saiba.

O post é publicado como público, aumentando ainda mais a possibilidade de infecção, pois qualquer pessoa pode ver a publicação e consequentemente clicar para acessar o suporto vídeo.

“Na última semana, uma falsa atualização Adobe Flash conseguiu infectar mais de 100 mil usuários do Facebook em apenas dois dias. “Por isso, é possível que esse caso seja parte de uma campanha semelhante”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET no Brasil. “Para evitar esse tipo de ataque, as pessoas precisam ficar atentas e só clicarem em links confiáveis”, acrescenta.


Por: Jocelyn Auricchio.
Fonte: B!t Magazine.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Novo malware para Facebook usa vídeo como isca. Novo malware para Facebook usa vídeo como isca. Reviewed by Diogenes Bandeira on 14:32:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.