∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Currículo bem elaborado e postura adequada na entrevista, são diferenciais na busca de emprego.


Quem está em busca de uma vaga de emprego sabe bem que, passada a folia do carnaval, é hora de atualizar o currículo e começar a busca pelas oportunidades que o mercado oferece. E, em ano de crise econômica, a concorrência tende a aumentar e a disputa pelas vagas disponíveis promete ser muito mais acirrada. O especialista em gestão de pessoas e coordenador do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera de Sumaré, Sérgio Pontes, garante que algumas atitudes podem melhorar as chances dos candidatos na hora da seleção.

Tudo começa com um currículo bem elaborado. Nem pense em colocar informações como número de documentos. O importante nessa hora é demonstrar a capacidade para assumir a vaga. De acordo com o professor Pontes que, há 15 anos atua na área de recursos humanos, as empresas sempre buscam identificar no currículo as realizações dos candidatos, principalmente, aquelas que representam resultado. “É muito importante destacar a sua experiência prática para a vaga pretendida. Se for o caso, relate exatamente como foi essa experiência, especialmente, quando envolve o uso de alguma ferramenta específica, como programas de computador, equipamentos ou maquinários”, aconselha.

Mesmo quem está em busca do primeiro emprego ou está pleiteando uma vaga para a qual não tem experiência pode usar as informações colocadas no currículo a seu favor. “Quando falta experiência, os selecionadores costumam observar o empenho do candidato em investir em cursos e experiências complementares voltados a sua área de formação. Realizar cursos presenciais ou online, ainda que gratuitos, demonstra interesse em novas aprendizagens, fundamental quando se ingressa em uma empresa sem experiência”.

Durante a entrevista
A entrevista começa no momento em que candidato e selecionador se vêm pela primeira vez, por isso, passar uma boa imagem é fundamental. Para que isso aconteça, é preciso ter cuidado na hora de escolher o que usar na ocasião. “Não precisa nem dizer que para as mulheres roupas vulgares, curtas, com decote exagerado, excesso de adornos ou na maquiagem trarão uma imagem negativa”, alerta o coordenador do curso de Tecnologia e Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera. Para os homens, Pontes recomenda evitar o uso de brincos, alargadores de orelha, bonés ou deixar piercings e tatuagens à mostra. A roupa, de acordo com ele, deve ser sóbria e sem desleixos. Também é importante dar atenção ao cabelo e às unhas, que devem estar aparadas, limpas e, no caso das mulheres, bem feitas.

Tratando especificamente da entrevista, o especialista observa que até mesmo o gestual do candidato pode revelar suas características pessoais e comportamentais. “O simples gesto de cruzar as pernas diante do entrevistador transparece formalidade e comprometimento em suas atribuições. Pense nisso antes de ir a uma entrevista e se possível, treine em casa.” Um erro bastante comum que precisa ser observado, de acordo com Pontes, é ter o olhar vago direcionado a vários pontos da sala. “Olhe no olho do entrevistador. Isso passará segurança e confiança nas informações prestadas”.

Esquecer de desligar o celular é uma atitude imperdoável. “A possibilidade de o telefone tocar ou chegar avisos sonoros de mensagem são atos que demonstram a falta de comprometimento. Portanto, mantenha-o desligado na bolsa e não arrisque apanhá-lo enquanto estiver na empresa ou na agência de recrutamento”, alerta.


Dicas de ouro:

1 - Quando a entrevista for agendada com a abertura do nome da empresa que estará recrutando, busque informações do negócio da empresa, quais são seus produtos e principais clientes. Isso lhe será útil no contexto da conversa;

2 - Algumas empresas exigem pessoas bem informadas em diferentes áreas, portanto, acompanhe noticiários da TV, faça leitura de matérias em jornais e pela internet. Isso pode fazer toda a diferença quando o assunto for atualidade;

3 - A disponibilidade de dias e horários pode ser crucial para conseguir a vaga;

4 - Agendada a entrevista, programe-se para chegar com antecedência ao local, portando o currículo atualizado e a carteira de trabalho onde constarão as atividades descritas no currículo;

5 - Fale sempre a verdade quanto aos seus conhecimentos, habilidades e atitudes. A ocasião da entrevista é passageira, mas manter uma mentira no dia a dia de trabalho é insustentável.


Sobre a Anhanguera Educacional
A Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos e, há mais de 20 anos, ajuda a mudar o futuro do nosso país. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, contribuindo com o projeto de vida de crescimento e ascensão profissional dos alunos.

A Anhanguera está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância. A instituição mantém mais de 1.100 projetos de responsabilidade social e, em 2013, realizou mais de 1,6 milhão de atendimentos gratuitos à comunidade com apoio de professores, alunos e voluntários.

Com um índice de 94% dos cursos com conceito positivos no Ministério da Educação (MEC), a Anhanguera conta com 337 cursos estrelados pelo Guia do Estudante (edição 2015). Também
é a marca mais valiosa do setor de educação no país, segundo o ranking BrandZ Top 50, divulgado anualmente pela Millward Brown.

Em 2014, passou a integrar o grupo Kroton, empresa brasileira com quase 50 anos de tradição que se tornou referência mundial no setor da educação pelo valor de mercado e pela quantidade de alunos. A Kroton é responsável por prover educação de qualidade a mais de um
milhão de estudantes em 550 cidades por todo o Brasil. Inovadora e líder no desenvolvimento
e aplicação de tecnologias educacionais, estimula a realização de projetos com impactos sociais, ambientais e econômicos, seja no âmbito corporativo ou educacional. O padrão de governança corporativa da companhia permite o desenvolvimento de processos que colaboram com a tomada de decisão ágil, dinâmica, responsável e sustentável.


Alfapress Comunicações
Du Paulino – (19) 99125-9276 / du.paulino@alfapress.com.br
Daniela Trolesi Martins – (19) 99648-5738 / daniela.martins@alfapress.com.br
Ayala Moitinho – (19) 99936-3972 / ayala.moitinho@alfapress.com.br
Currículo bem elaborado e postura adequada na entrevista, são diferenciais na busca de emprego. Currículo bem elaborado e postura adequada na entrevista, são diferenciais na busca de emprego. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 01:09:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.