∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Xarina é a nova tecnologia da Sony para câmeras de segurança eletrônica IP.


Em outubro de 2014, a Sony lançou Xarina CXD4145GG para câmeras IPs de segurança, CXD4145 é o processador de sinal de imagem para proporcionar a captura de imagem e solução de codificação para câmeras IPs de segurança de nível de entrada. Esse é o mais recente modelo da Xarina. Similares aos padrões analógico "Effio", "Xarina" é a marca comercial para vídeo IP streaming de produtos de tecnologia da Sony.

Nos últimos anos, a Texas Instrument (marca americana) e Hisilicon (marca chinesa), bem como Ambarella (marca americana) são três principais provedores de soluções IP streaming de produtos de vigilância IP para mercado. O seu sistema SoC (System on Chip) tem sido amplamente utilizada na maioria das câmeras de segurança IP da atualidade. Como já sabemos, a Sony já domina o mercado de câmera de segurança eletrônica analógica todos os anos em uma década. Mas estamos entrando na era digital, com isso, a Sony lançou uma nova tecnologia, “Effio-V e Effio-A” para melhorar a resolução do sistema analógico. Dessa maneira, a Sony pretenderia se manter no topo do ano de 2013, mas o grande problema é que as câmeras de segurança IP estão substituindo a câmera analógica tradicional rapidamente. A equipe de engenheiros da Sony estava se esforçando para desenvolver novo um novo projeto (chip) durante esses últimos quatros anos, a Xaria (CXD4135GG, CXD4145GG, CXD4155GG) é o fruto dessa dedicação.

A Xaria tem três modelos; CXD4135GG para a câmera IP High-End com função de análise de vídeo inteligente, CXD4145GG para a câmera IP de nível de entrada, e CXD4155GG que está atualmente em desenvolvimento. Nessa matéria vamos nos concentrar no modelo CXD4145GG, este é um processador de sinal de imagem HD, que suporta resolução máxima de 5 megapixels. É o desempenho de codificação de vídeo é semelhante a DM368 "Davinci" de TI. Este novo processador pode trabalhar com sensores de imagem CMOS de varredura progressiva da Sony, incluindo IMX238 / IMX222 / IMX124 / IMX225.

Modelos:
- IMX238 + CXD4145GG: resolução de 1.3 megapixels, e IMX238 é baseado em seu antecessor, com um desempenho melhorado em iluminação.

- IMX222 + CXD4145GG: resolução de 2,4 megapixel, e codificação de vídeo 1080p FULL HD e streaming.

- IMX124 + CXD4145GG: resolução de 3 megapixels a 30 fps máximo 2048x1536

- IMX178 + CXD4145GG: resolução de 5 megapixels, IMX178 é um sensor de imagem CMOS 6MP.


Embora CXD4145GG é um processador de sinal de imagem de nível de entrada (ISP), ele ainda tem muito poder de processamento de sinal de imagem e suporta H.264 HD e codificação de vídeo em tempo real. Desde a sua placa de dados, este modelo pode produzir até 3 megapixels imagens cristalinas em 30 quadros por segundo ou 5 megapixels a 15 quadros por segundo. A câmera com CCD Sony CXD4145GG, pode processar imagens de alta definição com ultra-saída, mas também pode distribuir simultaneamente até 16 streams e snapshots JPEG. Por exemplo: uma câmera IP com CCD IMX222 + CXD4145GG, pode produzir stream principais de 30fps de streaming 1080p + sub-stream 30fps D1 + 30 fps QVGA + 1080p JPEG.


Herança dos CCDs "Effios"
A Sony não vai abandonar suas tecnologias avançadas de solução analógica "Effio". CXD4145GG apresenta com 3 dimensional redução digital de ruído (3D-NR), o que ajudaria muito a câmera IP a reduzir os ruídos de imagem quando se trabalha em ambiente de pouca iluminação. Ela também incorpora a tecnologia ATR-Ex de alta compensação de luz, assim como a compensação de luz de fundo a câmera pode permitir e oferecer imagens de alta qualidade em ambiente de baixa iluminação. Além disso, CXD4145GG suporta IR inteligente para evitar saturação da imagem quando o infravermelho estiver ativo. Comparando com outros concorrentes, a Sony introduziu a tecnologia LDC (Correção Lens Distortion), função que corrige a distorção da lente ao usar uma lente de grande angula, o que significa que a câmera IP pode ser equipada com uma lente panorâmica / fisheye para cobrir uma grande área, mas a câmera IP pode corrigir a distorção para fornecer imagens naturais.

Imagens com Função Sony ATR-EX

Imagens com correção Sony Lens Distortion (PMA)


Board de alto desempenho para Multi-Função: 
O CXD4145GG incorpora uma variedade de interface útil, incluindo codificador de áudio para permitir a câmera IP usar alto-falante e microfone para intercomunicador de duas vias de áudio através da rede. Além disso, tem interface de cartão TF / MicroSD para permitir o armazenamento de vídeo local e armazenamento máximo pode atinge até 64GB. Em seu projeto de interface, CXD4145GG suporta EEE (Energy Efficient Ethernet: IEEE802.3az), permitindo uma redução global no consumo de energia do sistema. IEEE802.3az é um dos padrões PoE que foi ratificado em setembro de 2010.



* Xarina, Effio, Exmor, Super HAD CCDⅡ e Exview TEVE CCDⅡ são marcas registradas da Sony Corporation.
* ARM é uma marca registrada da ARM Limited.


Edição e Tradução: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Por: Grace Gui.
Xarina é a nova tecnologia da Sony para câmeras de segurança eletrônica IP. Xarina é a nova tecnologia da Sony para câmeras de segurança eletrônica IP. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 06:40:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.