∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Tecnologia da Prosegur torna o Maracanã um dos mais modernos estádios do mundo.


O Brasil foi palco dos mais importantes espetáculos esportivos previstos para os próximos anos. Neste contexto, os principais estádios do país estão sendo modernizados para se adequar aos padrões internacionais de conforto e infraestrutura. Como não poderia deixar de ser, o Maracanã, um dos mais tradicionais palcos de futebol do mundo, está inserido neste cenário e foi um dos estádios que passou por profundas reformas, tornando-se um dos mais modernos do mundo.

No que diz respeito à infraestrutura tecnológica e eletrônica, as obras de modernização ficaram a cargo da Prosegur, empresa líder no mercado de segurança privada no Brasil. O projeto, que teve a implementação iniciada em janeiro de 2012, inclui soluções integradas de tecnologia em sistemas eletrônicos, segurança e automação em 13 diferentes áreas:

- Sistema de detecção e alarme de incêndio;
- Sistema de detecção e alarme de intrusão;
- Sistema de videovigilância CFTV IP;
- Sistema de controle de acesso para áreas restritas;
- Sistema de controle de acesso ao público e bilhetagem;
- Sistema de automação;
- Sistema de energia (painéis);
- Sistema de som profissional e evacuação de emergência;
- Sistema multimídia, placares e sistema de horário unificado;
- Cabeamento para broadcasting;
- Ativos de rede, cabeamento estruturado e rede Wireless;
- Serviços de manutenção.

Dentro deste amplo pacote há alguns diferenciais em destaque. Para garantir a total qualidade de imagem aos torcedores, foram instalados quatro placares eletrônicos de LED de alta definição, com 13 m de largura por 7 de altura, totalmente integrados com o sistema de TV. “É o único estádio do Brasil a utilizar esta configuração, que extrapola as exigências oficiais da FIFA, que prevê apenas três painéis de LED. Com isso, o Maracanã também já está 100% adequado para os Jogos Olímpicos 2016”, explica Denilson Colodetti, Diretor Negócio Tecnologia da Prosegur. O estádio recebeu ainda 407 TVs LCD de 42 polegadas para integrar o sistema multimídia de displays informativos.

Outro destaque fica por conta do novo sistema de áudio. A partir de agora, o maior estádio do Rio de Janeiro passa a contar com 124 alto falantes de alto desempenho, 59 amplificadores para as áreas de arquibancada, totalizando 140 mil W de potência. Também há mais 3,6 mil alto falantes internos com 29 amplificadores. “É uma infraestrutura de som de primeiro mundo, acima, inclusive, do recém-inaugurado estádio de Wembley”, observa Denilson.

O sistema de controle de acesso para o público também recebeu atenção especial no projeto da Prosegur, contando com 194 controladores (160 torniquetes e 34 catracas), sistema desenhado para aceitar múltiplos boletos e credenciais de acesso, utilização de validadores móveis (PDAs), além de torniquetes e catracas para áreas VIP motorizados.

No total, 170 funcionários da Prosegur estão trabalhando no projeto, que demandou mais de 800 mil metros de cabeamento, 400 mil metros de fibra ótica, 424 câmeras High Definition (380 fixas e 44 móveis), 21 servidores com capacidade superior a 500 terabytes e 169 portas (29 com sistemas biométricos). “Após a conclusão da obra, o Maracanã ficou totalmente inserido dentro do conceito de arenas multiuso e, portanto, apto a receber, com conforto, modernidade e segurança, não só grandes jogos de futebol, mas qualquer tipo de evento ou show de grande porte”, afirma o diretor.

Para ganhar o contrato de implementação dos sistemas de TI e eletrônica do estádio do Maracanã, a Prosegur passou por um rígido processo de licitação que incluiu propostas de 17 das maiores companhias de tecnologia do mundo. “Temos uma ampla expertise não só na área de futebol, mas também de grandes eventos, sendo responsáveis por projetos como Rock in Rio, em edições realizadas no Rio de Janeiro, Madri e Lisboa. Também fomos pioneiros em segurança privada em estádios brasileiros (durante jogos amistosos da seleção brasileira), incluindo o contrato de segurança do estádio Minas Arena, o Mineirão”, afirma Denilson Colodetti, Diretor Negócio Tecnologia da Prosegur.
Fonte: Prosegur Brasil.
Tecnologia da Prosegur torna o Maracanã um dos mais modernos estádios do mundo. Tecnologia da Prosegur torna o Maracanã um dos mais modernos estádios do mundo. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 02:44:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.