∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Recife: Microfone detecta arrombamentos e disparos de armas


Um dispositivo com capacidade de escutar um grande número de sons como de arrombamento, vidros quebrando, disparos de armas, acidentes domésticos, batidas de veículos, quedas de pacientes em hospitais está sendo desenvolvido por pesquisadores em Recife (PE), apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Esse produto envolve tecnologias de inteligência artificial e permitirá um avanço na capacidade de monitoramento de eventos críticos em diversos setores da economia, especialmente nas áreas de segurança, de meio ambiente, de mobilidade urbana, de saúde e industrial.

Realizado pela Daccord, o Projeto Microfone Inteligente Conectável (MIC) deverá estar no mercado em dois anos, mas o protótipo já está sendo apresentado a potenciais clientes para gerar as primeiras vendas em uma escala em que a empresa possa dar suporte e aperfeiçoar o sistema. “Hoje estamos “ensinando" o sistema a detectar novos tipos de eventos sonoros e em breve teremos testes em diferentes ambientes acústicos internos, por exemplo, dentro de casas, apartamentos, empresas etc.”, informa o diretor executivo e pesquisador da Daccord, Américo Amorim.

Aplicabilidade
De acordo com os pesquisadores do projeto, o Microfone Inteligente Conectável poderá ser utilizado, por exemplo, na área de segurança na detecção de disparos de armas de fogo, no monitoramento de bancos, cofres-fortes, caixas eletrônicos e residências por meio do reconhecimento de batidas em paredes, vidros quebrando etc., na área de saúde na detecção de eventos como quedas, gemidos e pedidos de socorro.

Também os deficientes auditivos poderão se beneficiar do MIC com os avisos sobre eventos perigosos no entorno, além da aplicabilidade no meio ambiente para detectar elementos de poluição sonora próximos de hospitais, clínicas e escolas.

Mercado internacional
A Daccord tem 25 colaboradores, com faixa etária média de 26 anos. Cerca de 15 são da área de engenharia de software e computação e outros cinco de design. Os demais são das áreas de gestão, vendas e marketing.

Essa equipe já vem desenvolvendo diversos componentes tecnológicos disponíveis no mercado, inclusive a empresa tem experiência em exportar software, sendo uma das primeiras do Brasil a vender aplicativos no exterior em 2003. “Acreditamos que o MIC tem um forte potencial internacional e nosso plano de negócio prevê que iremos atuar inicialmente licenciando o software para fabricantes de câmeras, que contam com microfones embutidos e outros sensores de segurança. Num segundo momento, tentaremos vender o hardware, também em parceria com fabricantes internacionais”, planeja o diretor da Daccord.

Os projetos da empresa vem sendo apoiados por meio do Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE), do CNPq/MCTI.

Inovação
O MIC está sendo desenvolvido com base na tecnologia Áudio Alerta, criada pela Daccord, com as melhorias necessárias para que possa ser miniaturizado, contenha microfone de alta qualidade e durabilidade, hardware e software inteligentes, que permitem processar o som que é captado e detectar eventos sonoros, e fácil conectividade para que o dispositivo seja plugado diretamente a uma rede, sem a necessidade de um computador e, desta forma, transmitir os alarmes e o áudio captado aos sistemas de monitoramento já existentes.

“É umdesafio desenvolver um software 'leve' o suficiente para rodar em pequenos dispositivos como celulares e minicomputadores, permitindo que o MIC tenha tamanho reduzido, baixo consumo elétrico e custo acessível, segurança e, no futuro, proporcionando qualidade de vida às pessoas”, disse Américo Amorim.

Fonte: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Recife: Microfone detecta arrombamentos e disparos de armas Recife: Microfone detecta arrombamentos e disparos de armas Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 15:22:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.