∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Pesquisadores espanhóis criam programa de hackear veículos


Para proteger seus carros contra a crescente invasão on-line, as montadoras investem cada vez mais sistemas interligados. Agora, dois pesquisadores espanhóis querem provar que, em poucos minutos a sós com um carro e com um pequeno e barato dispositivo, conseguem sabotar digitalmente qualquer veículo.

Na conferência de segurança Black Hat Asia, em Cingapura, em março, Javier Vazquez-Vidal e Alberto Garcia Illera pretendem apresentar um pequeno gadget, construído com menos de US$ 20, que pode ser fisicamente conectado à rede interna de um carro para dar comandos que afetam desde janelas e faróis a direção e freios.

A ferramenta, que tem cerca de três quartos do tamanho de um iPhone, acessa o sistema do veículo através da rede Controller Area Network (CAN). Por isso, chamam a criação de “CAN Hacking Tool” (CHT). "Pode demorar cinco minutos ou menos para ligá-lo e conectá-lo", explica Vazquez-Vidal, que trabalha como consultor de segurança de TI para automóveis na Alemanha. "Podemos esperar um minuto ou um ano, e depois acioná-lo para fazer o que foi programado para fazer."

Eles testaram quatro diferentes veículos, cuja marca e modelo específico não foram revelados, e seus truques variaram: desligar os faróis, disparar o alarme, rolar as janelas para cima e para baixo e até acionar os freios. Em alguns casos, para os ataques acontecerem, é necessário ter acesso ao capô ou porta-malas do veículo, enquanto em outros, basta rastejar para baixo do carro e implantar o dispositivo.

Por enquanto, a ferramenta se comunica apenas via Bluetooth, limitando o alcance de qualquer manobra sem fio para poucos metros. Mas, até Cingapura, eles pretendem atualizar o dispositivo para o uso com rádio celular GSM, o que aumentaria a cobertura em quilômetros de distância.
Fonte: Forbes Brasil
Pesquisadores espanhóis criam programa de hackear veículos Pesquisadores espanhóis criam programa de hackear veículos Reviewed by Diogenes Bandeira on 08:39:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.