∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Carros conectados são hackeados em cinco minutos


Se você é um early adoper endinheirado e não vê a hora de as montadoras começarem a vender carros conectados à internet no Brasil, vá com calma. Apesar dos investimentos em tecnologias segurança para os veículos, dois hackers espanhóis mostraram que em alguns minutos e menos de US$ 20 é possível ter acesso e controle aos sistemas de qualquer carro.

Durante a conferência Black Hat Asia, que irá ocorrer no mês de maio em Cingapura, Javier Vazquez-Vidal e Alberto Garcia Illera irão demonstrar o processo de invasão. Com o aparelho, menor do que um iPhone, eles podem se conectar às redes internas dos carros e controlar mecanismos de freio, faróis, janelas e direção.

O aparelho acessa o sistema por meio da rede Controller Area Network (CAN), e foi batizado como CAN Hacking Tool (CHT). Uma vez ligado e conectado -- o que pode levar cinco minutos ou até menos -- o CHT pode ser acionado à distância. "Podemos esperar um minuto ou um ano, e depois acioná-lo para fazer o que foi programado para fazer", afirma Vazquez-Vidal.

A ferramenta foi testada em vários modelos de diferentes marcas -- cujos nomes não foram revelados. Em alguns casos é possível instalar o CHT por baixo do veículo, sem sequer precisar arrombar; em outros é necessário abrir o capô ou o porta-malas. Os riscos são óbvios: os ocupantes estariam sujeitos a um acidente sério se criminosos utilizassem a ferramenta.

O acionamento, entretanto, é feito via Bluetooth -- ou seja, requer proximidade física. Mas, até a conferência, os hackers prometem atualizar o dispositivo para uso via rádio GSM, o que aumentaria a área de cobertura para vários quilômetros.
Fonte: informações da Forbes Brasil e Administradores.
Carros conectados são hackeados em cinco minutos Carros conectados são hackeados em cinco minutos Reviewed by Diogenes Bandeira on 05:56:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.