∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Número de roubos dispara em SP e Grella atribui a denúncias pela web


O governo do estado de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (24) os números da violência em janeiro. Os casos de latrocínio, que são os roubos seguidos de morte, se mantiveram estáveis no estado: foram 34 casos. Na capital houve uma pequena queda: de 15 para 14 casos.

Já os casos de homicídio voltaram a crescer, tanto na capital quanto no estado, o que interrompe uma tendência de queda. E os roubos subiram muito, 32,5% no estado e quase 42% na capital. Para o secretário de Segurança, Fernando Grella, isso aconteceu porque muita gente passou a registrar casos de roubo pela internet.

Nem as câmeras, nem o moderno sistema de segurança com leitura de digitais inibiu os bandidos. No começo da tarde desta segunda-feira, dois homens invadiram um prédio, na Zona Sul de São Paulo, e roubaram dois apartamentos. Mais um crime para as estatísticas do estado. O governo divulgou nesta segunda-feira relatório que indica que, em janeiro, o número de roubos aumentou 32%, comparado ao mesmo mês do ano passado.

Para o secretário da Segurança, o resultado pode refletir um aumento apenas no número nos registros. “Este aumento dos roubos em todo o estado, ele precisa ser interpretado diante de um fato novo, que passamos a viver a partir do final de novembro, que foi o registro de ocorrências de roubos pela delegacia eletrônica. Ou seja, via internet”, ressaltou Fernando Grella.

Os especialistas em Segurança Pública acreditam que os dados referentes a roubos nunca refletiram a realidade. Uma pesquisa divulgada no fim do ano passado mostra que só um terço das ocorrências é registrado na polícia. No caso de roubo de veículos, é diferente. Para acionar o seguro, 97% das vítimas fazem o boletim de ocorrência. E o número de veículos roubados aumentou bastante: 20%. Mas o número de latrocínios, o roubo seguido de morte, que muitas vezes está ligado ao roubo de carros, ficou estável.

“Tem algum tempo já que o estado de São Paulo vem observando um aumento dos índices de latrocínio e a boa notícia é que esse dado estabilizou, agora em janeiro de 2014, em relação a janeiro de 2013”, avalia a diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno.

Já está valendo, há cerca de um mês, o plano de bonificação, que prevê o pagamento de um bônus para os policiais do estado se os números da violência caírem. Mas, para o secretário de Segurança essa medida não traz resultado "tão rápido".
Fonte: G1.
Número de roubos dispara em SP e Grella atribui a denúncias pela web Número de roubos dispara em SP e Grella atribui a denúncias pela web Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 17:17:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.