∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Inspetores da AIEA visitam mina de urânio iraniana


Três inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) visitaram nesta quarta-feira a mina de urânio de Gachin, no sul do Irã, informou uma autoridade iraniana citada pela agência Mehr.

"Os três inspetores começaram sua visita a mina de Gachin", declarou ao meio-dia Behruz Kamalvandi, porta-voz da Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA).

Os inspetores devem deixar o Irã à noite. Nenhum detalhe foi dado sobre esta visita a Gachin, que não foi autorizada à imprensa.

A visita a esta mina, que não era inspecionada desde 2005, faz parte do acordo firmado em 11 de novembro entre Teerã e a AIEA para permitir que a agência verifique a natureza exclusivamente pacífica do controverso programa nuclear do Irã.

Como parte da primeira fase do acordo, a AIEA visitou em dezembro a usina de produção de água pesada de Arak (centro), perto do reator de água pesada que o Irã planeja operar ao final de 2014.

Este reator é o centro das preocupações das grandes potências, porque ofereceria ao Irã, apesar de suas negativas, a possibilidade de extrair plutônio que pode ser reprocessado e utilizado para construir uma bomba atômica.

Kamalvandi indicou que "negociações entre o Irã e a AIEA acontecerão em 8 de fevereiro sobre a implementação da segunda fase" do acordo.

Essas discussões com a AIEA são realizadas em paralelo com as das grandes potências, que resultaram no final de novembro, em Genebra, em um acordo para congelar por seis meses as atividades nucleares de Teerã em troca de um levantamento parcial das sanções ocidentais.
Fonte: AFP
Inspetores da AIEA visitam mina de urânio iraniana Inspetores da AIEA visitam mina de urânio iraniana Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 19:32:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.