∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Maior ciberataque da história abala tráfego na internet.

A Spamhaus, organização sem fins lucrativos que combate envio de spams, está sofrendo, na manhã desta quarta-feira, um ciberataque que abalou o tráfego na internet em várias partes do mundo. Segundo a “BBC”, o ataque é o maior da história, até seis vezes mais agressivo do que os que costumam derrubar sites de bancos, por exemplo. A Spamhaus alega que a ofensiva é uma retaliação da empresa de hospedagem holandesa Cyberbunker — na lista negra do grupo anti-spam. O serviço é conhecido por hospedar qualquer site, “menos pornografia infantil e qualquer coisa relacionada a terrorismo”. A estratégia usada pelos hackers por trás do ataque é e negação de serviço distribuído (DDoS, na sigla em inglês). A técnica simula um número gigantesco de acessos a um site ou servidor, com o objetivo de congestionar o tráfego até que o alvo fique fora do ar. Normalmente, um ataque DDoS de 50 Gb/s é suficiente para derrubar um site de banco. Segundo a equipe da Spamhaus, o site do grupo sofreu investidas de até 300 Gb/s.

— Nós estamos sob esse ciberataque por cerca de uma semana, mas estamos de pé. Eles não conseguiram nos derrubar. Nossos engenheiros estão fazendo um imenso trabalho para manter a estrutura de pé. Esse tipo de ataque provavelmente derrubaria qualquer outra coisa — disse Steve Linford, CEO da Spamhaus, à "BBC".

Especialistas ouvidos pela “BBC” e pelo “New Tork Times” temem que o ciber-ataque tenha reflexos em serviços básicos pelo mundo todo, como e-mails e bancos, já que a ofensiva acabou congestionando o tráfego mundial na web. Milhões de usuários do Netflix, por exemplo, já reportaram lentidão no serviço. Ainda não há informações sobre reflexos no Brasil.
Fonte: BBC.

Maior ciberataque da história abala tráfego na internet. Maior ciberataque da
história abala tráfego na
internet. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 13:48:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.