∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

O Porto de Paranaguá desembarcou quatro tanques encomendados pelo Exército Brasileiro.


O Porto de Paranaguá desembarcou quinta-feira (6) quatro tanques encomendados pelo Exército Brasileiro. Vindos da Alemanha a bordo do navio Grande Amburgo, os blindados seguiram até Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A retirada dos veículos foi rápida, mas contou com logística e estrutura militares pouco comuns no cais.
A descarga dos veículos foi coordenada pelo 5º Batalhão Logístico de Curitiba (5º BLog). Os representantes do Exército contaram com o apoio do Departamento de Operações da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Por se tratar de equipamentos militares, a operação requeria condições especiais.
Um dos pátios foi liberado para que os caminhões e plataformas que iriam carregar os tanques ficassem posicionados até a chegada do material. Quando o navio atracou, os caminhões foram liberados para tomar nova posição no Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá, onde os blindados foram descarregados. Diferente da descarga de veículos comuns, nesta as manobras foram feitas pelos próprios militares.
Do navio até a plataforma, os blindados foram conduzidos pelos alemães. Segundo o Exército, isso é feito para que a entrega seja certificada. Os militares brasileiros foram responsáveis pela condução dos tanques até a plataforma e pelos outros passos do carregamento da carga, em solo nacional.
EQUIPAMENTOS – A frota adquirida pelo Exército era composta por duas viaturas blindadas (Berge Panzer Leopard), de 39,2 toneladas, específicas para manutenção e utilizadas para apoio e socorro. Uma viatura especializada de engenharia (DACHS), de 43 toneladas, – com lâminas e retroescavadeira – para trabalhos pesados. E um “lança-pontes” (BIBER), de 35,1 toneladas. Esta última, segundo o 5º BLog, carrega uma ponte, montada em duas partes, de 22 metros de comprimento.
Além dos blindados, ainda compunham a carga do Exército Brasileiro, desembarcada no Porto de Paranaguá, três contêineres com outros suprimentos. Dois desses traziam a ponte que vai sobre o blindado Biber, pesando, no total, dez toneladas.
Fonte: Portal DefesaNet.
O Porto de Paranaguá desembarcou quatro tanques encomendados pelo Exército Brasileiro. O Porto de Paranaguá desembarcou quatro tanques encomendados pelo Exército Brasileiro. Reviewed by Diogenes Bandeira on 02:38:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.