∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Walmart processa Visa por práticas inseguras ao utilizar tarjas magnéticas


Ao contrário do que acontece no Brasil, o uso de cartões com chips ainda não é generalizado. E isso, agora, está levando a uma batalha judicial entre Walmart e Visa, com a rede de supermercados acusando a operadora de cartões de não investir em tecnologia e na segurança dos clientes ao continuar privilegiando o uso de tarjas magnéticas e assinaturas.

Na ação, o Walmart acusa a Visa de tentar alavancar suas margens de lucro em detrimento da proteção das informações pessoais dos clientes. Como as taxas são mais baixas no caso de operações no débito, a operadora estaria evitando atualizar as máquinas para o sistema de chips, o que exigiria um investimento em tecnologia e substituição de equipamentos, preferindo jogar o ônus da verificação e dos eventuais problemas nas costas dos supermercados. 

A ideia, aqui, é que, em caso de fraude, seria o Walmart, e não a Visa, o responsabilizado, tendo de arcar com estornos e indenizações para os clientes afetados. Além disso, a os supermercados afirmam que a operadora já tem estudos confirmando que o uso de chips e senhas é mais seguro – além de amplamente utilizado por eles mesma em outros países do mundo. Sendo assim, não há motivos para que os Estados Unidos e, principalmente, a rede, uma das maiores do país, ainda estejam utilizando métodos arcaicos e com alto risco de problemas. 

Além disso, o Walmart derruba uma das principais alegações da Visa para não investir na instalação das novas máquinas, a de que uma mudança brusca e geral traria dificuldades para os consumidores. Na visão da rede de supermercados, o conceito de chips e senhas já é bastante comum e semelhante ao que é usado em caixas eletrônicos para sacar dinheiro. Sendo assim, seria necessária pouca ou nenhuma adaptação para que o método passe a funcionar também no pagamento de mercadorias. 

O processo está em andamento na corte de Nova Iorque. A Visa, entretanto, não se pronunciou, apesar de já ter recebido notificação sobre a ação judicial. Não existe prazo previsto para julgamento.


Fonte: Canaltech Corporate
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica
Blog: Diogenes Bandeira
Walmart processa Visa por práticas inseguras ao utilizar tarjas magnéticas Walmart processa Visa por práticas inseguras ao utilizar tarjas magnéticas Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 18:38:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.