∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Confira as principais novidades da nova versão do Ubuntu


Conforme o esperado, a Canonical lançou nesta quinta-feira (21) o novo Ubuntu 16.04 chamado de Xenial Xerus. Ao contrário das últimas versões da distribuição, esta nova traz várias novidades, inclusive a ausência da interface Unity 8 - um fator que deve promover mudanças mais profundas no visual do sistema.

Uma das mudanças mais significativas do novo Ubuntu é o suporte total aos snaps, os pacotes para instalação de aplicativos no sistema. Eles funcionam como os debs (que ainda continuam a serem suportados no novo sistema), com a vantagem de tornar o processo de adaptação de um software desenvolvido para funcionar em um desktop GNOME ou KDE mais fácil. Essa novidade tornará o processo de instalação dos apps mais simples e deve estimular os desenvolvedores a criarem novos aplicativos para o Ubuntu.

Outra novidade interessante é o encerramento da Central de Programas do Ubuntu (Software Center). Por conta dos problemas de desempenho e das limitações da loja de apps da distro, a Canonical decidiu utilizar o GNOME Software para simplificar a pesquisa por novos aplicativos e permitir que os usuários possam acessar os softwares que estão instalados em suas máquinas. A interface da novidade é mais organizada e o sistema em si possui um desempenho bem superior.

Além de tudo isso, o Ubuntu 16.04 Xenial Xerus inclui a possibilidade de mover o Unity Launcher, suporte para o sistema de arquivos ZFS, suporte aos sistemas IBM Z e Linux ONE, Kernel 4.4 e vários pacotes atualizados, que incluem o Python 3.5, Golang 1.6, Ixd 2.0, docker 1.10, Apt 1.2, MySQL 5.7, OpenSSH 7.2p2, Juju 2.0 e PHP 7.0.

Assim como todas as versões LTS que a Canonical disponibiliza a cada 2 anos, a versão 16.04 do Ubuntu possui garantia de suporte pelos próximos 5 anos. Desse modo, mesmo que o usuário opte por não atualizar o sistema para a nova versão e queira permanecer no Ubuntu 14.04, ele ainda contará com suporte da Canonical até 2019.


Confira as principais novidades da nova versão do Ubuntu Confira as principais novidades da nova versão do Ubuntu Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 13:28:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.