∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Moradores de edifício se protegem com câmeras Full HD da Axis Communications


Missão
O condomínio residencial Helbor Magnifique, localizado na região central de Joinville, no estado de Santa Catarina, Brasil, é composto por três torres de 18 andares cada, sendo dois apartamentos por andar. São mais de 100 famílias circulando constantemente por três entradas independentes, gerenciadas por uma portaria 24h por dia que também supervisiona o entra e sai de veículos para as quase 350 vagas no estacionamento. Com essas características, o sistema de videomonitoramento precisava atender à grandeza e à dinâmica do condomínio.

Solução
A partir de um estudo que identificou os pontos de atenção para cobertura completa do espaço do condomínio, incluindo todas as áreas de convivência, os acessos de entrada e saída de moradores, funcionários, prestadores de serviço, entre outros, e arredores, foi sugerida a instalação de 79 câmeras Axis. O integrador Traders Service, parceiro da Axis, instalou as Câmeras de Rede full HD AXIS P1357, além dos modelos de alta resolução AXIS P1354 e AXIS M2014-E. Para os elevadores, foi instalada a AXIS M3113-R. Todas são gerenciadas pelo software da Aimetis, também parceira da Axis.

Resultado
O condomínio Helbor Magnifique tornou-se um dos primeiros exemplos no Brasil de edifício residencial com um sistema de videomonitoramento profissional com câmeras full HD. A vasta cobertura proporcionada pelas câmeras, que permitem vigilância interna e dos arredores 24 horas por dia, garante a todos os moradores a sensação de segurança que se espera no lar.


“O grande diferencial é a qualidade de imagem. Mesmo nos elevadores, onde optamos por eliminar o cabeamento que geraria custos adicionais de instalação e manutenção, o sistema wireless não apresenta interferência nenhuma na imagem.”
Karlos Gabriel Lemos, morador do residencial Magnifique.


Meio de transmissão misto
Devido às distâncias horizontais e verticais a serem cobertas pelo sistema de videomonitoramento, o integrador Traders Service optou por utilizar cabo Ethernet em todo o projeto, exceto para os elevadores. Para evitar a passagem de cabo ao longo dos 70 metros entre o piso mais inferior da garagem e o último andar, optou-se por uma transmissão wireless com as câmeras AXIS M3113-R. Segundo o cliente, não houve qualquer interferência dos motores na qualidade da imagem gerada pelas câmeras. 

A possibilidade de criar soluções adequadas a cada espaço foi fundamental para um ambiente tão diversificado. O terreno todo, com 12 mil metros quadrados, tem uma área de lazer que inclui piscinas, saunas, spa, sala de yoga, quadra poliesportiva, área fitness, brinquedoteca, salões de festa, home cinema, home office e salão de jogos, além de jardins e praças, acrescentando complexidade à segurança do empreendimento.

Nos halls, tanto de entrada social quanto de serviços, foram instaladas 31 unidades AXIS M1054. No corredor de acesso à entrada e saída de prestadores de serviço, há ainda uma câmera bullet AXIS M2014-E, utilizando o Corridor Format, um formato de exclusivo da Axis. Ele transforma a imagem 16:9 da câmera HD em uma taxa de proporção de 9:16 - ideal para corredores, entradas ou passagens estreitas. Isso maximiza a qualidade da imagem e elimina o desperdício de largura de banda e armazenamento.

Já nos três níveis de garagens no subsolo, que são interligados e dão acesso à área compartilhada de serviços e aos elevadores, foram instaladas 18 unidades da AXIS P1354, uma câmera dia/noite fixa que oferece vigilância de vídeo de alto desempenho e design robusto. E, para cobrir a área externa do condomínio, outras 19 do modelo AXIS P1357, que permite a cobertura de uma grande área e detalhes de imagem excepcionais. Essa câmera dia/noite apresenta uma lente P-Iris para proporcionar clareza de imagem ideal.


Fonte: Axis Communications.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Moradores de edifício se protegem com câmeras Full HD da Axis Communications Moradores de edifício se protegem com câmeras Full HD da Axis Communications Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 04:27:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.