∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Allied Telesis traz ao Brasil switches de alta performance.


O lançamento marca a entrada da fabricante japonesa neste nicho no Brasil e traz recursos para garantir alto desempenho e disponibilidade de rede ao exigente ambiente de indústria, com capacidade de recuperação de links em 20 milissegundos, e gerenciamento baseado na web, o que facilita a rotina de gestores de TI.

O recurso de gerenciamento permite automatizar ou realizar a partir de um console centralizado tarefas como espelhamento de portas, organização de filas de prioridade, recuperação de unidades em caso de falha, modificações de configuração, atualização de firmware e extensões da rede, entre outras. A nova linha também traz ferramentas avançadas de segurança da informação, que aumentam a proteção aos dados corporativos por meio do controle de acesso à rede.

Nos switches AT-IFS802SP/POE (W), protocolos como o IEEE 802.1x, com autenticação de usuário baseada em porta, garantem que somente usuários conhecidos consigam conectar-se à rede. Usuários não conhecidos poderão receber permissões isoladas e controladas para acessar a rede corporativa, eventualmente, porém somente sob parâmetros pré-determinados, que permitem a segmentação do acesso – liberando uso a diretórios compartilhados ou Internet, mas não a diretórios e dados restritos, por exemplo – e comandados a partir dos recursos de gerenciamento web do novo switch industrial da Allied Telesis.

A nova família de switches industriais possui, ainda, suporte SFP Ports para Gigabit e Fast Ethernet Small Form-factor Performance Pluggables (SFP), especificação para uma nova geração de equipamentos modulares e supercompactos de transmissão e recepção de dados de alta velocidade (5 Gigabyts por segundo ou mais).

Com suporte para ambas tecnologias, os switches AT-IFS802SP/POE (W) são ideais para ambientes híbridos ou em fase de migração de equipamentos do padrão 100FX (padrão Ethernet para velocidades de 100 Mbit/s) para Gigabit, permitindo a troca gradual de hardware sem perda de conectividade entre as máquinas, nem de agilidade na transmissão e troca de dados, preservando investimentos legados.

Segundo a fabricante, os switches AT-IFS802SP/POE (W) garantem altíssima resiliência de rede, por meio da tecnologia X-Ring, que, em caso de queda de rede, permite reestabelecer a conexão automaticamente em 20 milissegundos – muito mais rápido do que a recuperação oferecida pelo tradicional protocolo STP.

Recursos de redundância, imprescindíveis ao ambiente industrial, cujas operações não podem parar, também compõem a nova linha de switches industriais da Allied Telesis. São eles o Dual Homing, que permite a dispositivos Ethernet operar com mais de uma interface de rede, e a topologia Couple Ring, que garante o empilhamento de switches ativos, formando um anel protegido, gerenciável e ágil, capaz de assegurar a recuperação automática de link em menos de um segundo.

A nova linha também provê suporte ao padrão de redundância IEEE 802.3af, que descreve a tecnologia Power over Ethernet – PoE e permite a transmissão, via rede Ethernet, de energia elétrica juntamente com dados para dispositivos remotos como switches, telefones IP, pontos de acesso de redes sem fio, câmeras de rede, entre outros. Assim, o usuário não precisa fazer um investimento separado em fornecimento de energia para estes equipamentos, reduzindo seus custos.

Ganhos importantes para um setor como a indústria, um dos principais responsáveis pela economia brasileira, e também um dos mais afetados por ela no último ano. Conforme o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) e dados da Federação Nacional das Indústrias, o setor industrial brasileiro registrou, em dezembro passado, sua primeira alta após quatro meses em queda.

“Economistas do Banco Central apontam que a projeção é que a indústria tenha registrado contração de 2,49% em 2014 e que crescerá timidamente, na casa de 1,02%, em 2015, muito em função da modesta previsão de crescimento do PIB – ao redor de 0,55%. Para enfrentar este cenário difícil, a contribuição de tecnologias que alavanquem a produtividade e ajudem a otimizar recursos e custos é fundamental para o sucesso do setor”, destaca Renato Rossetto, Vice Presidente Comercial da Allied Telesis para América Latina.

Os produtos da série AT-IFS802SP/POE (W) já estão disponíveis no Brasil.


Por: Jocelyn Auricchio.
Fonte: Bit magazine.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Allied Telesis traz ao Brasil switches de alta performance. Allied Telesis traz ao Brasil switches de alta performance. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 18:15:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.