∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

FBI confirma envolvimento da Coreia do Norte nos ataques à Sony.


O FBI divulgou nesta sexta-feira que a Coreia do Norte foi responsável pelo ataque hacker contra a Sony e pela divulgação de dados sigilosos e embaraçosos da empresa. Depois de vários dias de especulação, a agência disse em um anúncio que possui informações suficientes que comprovam o envolvimento do governo norte-coreano nos ataques.

A suspeita surgiu depois que o ditador do país asiático Kim Jong-un criticou a Sony por produzir o filme de comédia “A Entrevista”, no qual ele é assassinado por dois agentes dos EUA. Além do vazamento de dados, os hackers fizeram ameaças terroristas aos cinemas que exibissem o filme e recomendaram que o público não fosse assistir ao filme, pois eles teriam uma surpresa desagradável. Isso fez com que muitas casas não aceitassem reproduzir o filme, levando a Sony a cancelar o lançamento da comédia.

O FBI citou três partes das evidências que levaram a essa conclusão. A agência disse que o malware utilizado para desativar os computadores da Sony era similar a outro malware já desenvolvido por “atores norte-coreanos”. Além disso, endereços de IP “associados à conhecida infraestrutura norte-coreana se comunicava com os endereços IP que foram codificados para o malware utilizado no ataque”.

O FBI ainda apontou semelhanças entre o ataque à Sony e outro ataque feito em março de 2013 a bancos e meios de comunicação da Coreia do Sul, que foram atribuídos também à Coreia do Norte. Em coletiva de imprensa na tarde de hoje, o presidente Barack Obama disse que os ataques vão ser respondidos à altura e que não vai aceitar que um ditador imponha qualquer tipo de censura aos Estados Unidos.

Os ataques resultaram no vazamento de roteiros e detalhes de filmes ainda não anunciados, além de mensagens internas trocadas pelos funcionários da empresa e dados pessoais, que colocaram a Sony em uma situação vexatória. Os prejuízos causados pelo ataque são estimados em 100 milhões de dólares, e já superam os danos causados na queda e roubo de dados de usuários da PSN.


Por: @zehuntemann - Adrenaline.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
FBI confirma envolvimento da Coreia do Norte nos ataques à Sony. FBI confirma envolvimento da Coreia do Norte nos ataques à Sony. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 02:33:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.