∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Site transmite imagens de mais de 70 mil câmeras de segurança


Câmeras de segurança IP, aquelas usadas para monitoramento por protocolo de internet, estão cada vez mais comuns pois oferecem a possibilidade de acompanhar em tempo real o que acontece em uma residência, escritório ou outro ambiente, pela internet. Se estiverem mal configuradas, porém, essas câmeras podem causar problemas relacionados à privacidade do usuário. O site Insecam.com é um exemplo: o domínio reúne mais de 70 mil câmeras ao redor do mundo, transmitindo em tempo real as imagens vindas desses aparelhos, inclusive de quartos e cômodos íntimos.

As imagens feitas por essas câmeras podem ser acessadas porque estão protegidas apenas pela senha padrão do aparelho, "admin", ou seja, os usuários não personalizaram a senha de acesso. Os responsáveis pela página afirmam listar as câmeras e transmitir as imagens como forma de conscientizar usuários sobre a necessidade de mudar a senha padrão de dispositivos como as câmeras de monitoramento IP.

O site norte-americano Motherboard, ligado ao Vice, fez reportagem em outubro mostrando como o acesso aos links poderia prejudicar usuários. O administrador do Insecam.com rebateu a afirmando que existência do site pode chamar atenção para a gravidade do problema, que segundo ele foi ignorada durante muitos anos. Até agora ele não recebeu reclamações nem pedidos por remoção de alguma câmera da listagem, apesar de estar na descrição do site que qualquer pessoa que se sentir prejudicada ou exposta pode fazer isso.

O problema apontado pelo professor Matthew Green, entrevistado pelo Motherboard, é que as pessoas passíveis de serem observadas através do Insecam.com sequer fazem ideia dessa possibilidade, e isso pode explicar o porquê da falta de reclamações. Felizmente, uma vez ciente do problema, o usuário pode simplesmente alterar a senha padrão de "admin" para uma mais segura e automaticamente será retirado da listagem do Insecam.com. Fabricantes de câmeras listadas na página falaram ao Motherboard afirmando que incentivam a mudança de senha. Resta descobrir se os manuais dos dispositivos oferecem ao clientes a informação de que ao não trocar a senha podem ficar expostos.

Você acha que o Insecam.com é uma boa forma de tratar do problema? Ou é apenas invasão de privacidade? Deixe sua opinião.


Fonte: Portal Administradores
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Site transmite imagens de mais de 70 mil câmeras de segurança Site transmite imagens de mais de 70 mil câmeras de segurança Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 03:08:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.