∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

CET quer comprar 1.680 câmeras para monitorar tráfego em São Paulo


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) abriu consulta pública para a compra de 1.680 câmeras de vídeo que serão instaladas em 1.068 pontos para monitoramento de tráfego e detecção de problemas. O valor estimado para a compra dos equipamentos é de R$ 95,9 milhões.

Segundo a CET, as câmeras integrarão a Central Integrada de Mobilidade Urbana (CIMU), que funciona na Rua Bela Cintra. Os novos equipamentos se somarão às 377 câmeras, das quais, 264 (70%) estão operantes, 101 (27%), inoperantes e 12 (3%), funcionando parcialmente.

A consulta pública busca informações para preparar a licitação por meio de pregão eletrônico que será realizado para escolha do fornecedor.

As câmeras novas funcionarão 24 horas por dia e serão capazes de fazer videodetecção, ou seja, poderão emitir um alerta toda vez que um veículo quebrado parar na faixa de rolamento, obstruindo a fluidez do tráfego. Também devem alertar sobre veículos que seguem pela contramão de direção ou em excesso de velocidade.

Os equipamentos também têm a capacidade de distinguir veículos parados fora das faixas de rolamento, ignorando aqueles que atravessam a calçada para acessar garagens. E distinguir paradas por congestionamentos motivados por acidentes ou pane mecânica. Os alertas de congestionamento terão de dar identificação de pista, faixa e sentido. Além disso, os novos equipamentos poderão avisar a presença de pedestres e animais na pista, tombamento de carga, obstrução da câmera e baixa visibilidade.

Semáforo para ônibus
Na última terça-feira (1º), a CET inaugurou um semáforo que abre antes para os ônibus no cruzamento da Rua Clélia com a Rua Tibério, na Lapa, Zona Oeste de São Paulo. A tecnologia "Queue jump" (fura-fila, em tradução livre do inglês) é importada da Inglaterra e inédita no Brasil.

O equipamento foi instalado à direita da via, na faixa exclusiva para ônibus. Para diferenciar o novo aparelho do tradicional, é possível ver o desenho de um ônibus iluminado dentro das três fases de cor (vermelha, amarela e verde). Após detectar a presença de coletivos na faixa exclusiva, um sensor abre o sinal 12 segundos antes do semáforo destinado aos demais veículos.
Fonte: G1 - São Paulo.
CET quer comprar 1.680 câmeras para monitorar tráfego em São Paulo CET quer comprar 1.680 câmeras para monitorar tráfego em São Paulo Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 01:14:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.