∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Câmera térmica pode ser usada contra apagão no Brasil.


Segundo o Ministro de Minas e Energia Edison Lobão, que um dia antes do apagão dessa terça-feira, 4 de fevereiro, declarou que “não enxergamos nenhum risco de desabastecimento de energia”, o governo está trabalhando para reduzir os níveis dos reservatórios. Há ainda também previsão de religar as usinas térmicas de operação mais custosa, que certamente contribuirá para o aumento dos preços da energia elétrica no mercado aberto, conforme anunciou a revista Veja em artigo recente, Preço da energia dispara e previsão é de calamidade para o ano. Pois é, já vimos esse filme ( “no escurinho do cinema…”), perdão pelo trocadilho.

Nós da FLIR queremos retomar uma ideia já sugerida por muita gente boa e que pode ajudar o País a curto prazo. Sim, porque tudo o que Governo pode fazer agora terá resultados a longo prazo, infelizmente.Investimentos em mais capacidade de geração e transmissão não dependem só de capacidade de investimento. Dependem de tempo. A ideia é otimizar a capacidade da malha de transmissão e distribuição, evitando interrupções causadas por falhas de ativos e componentes. A FLIR, dentro dessa ideia, propõe um passo além: encontrar e classificar e priorizar pontos quentes encontrados na malha do sistema e, dependendo da severidade (temperatura do ponto em relação a temperatura ambiente), atuar e eliminar a causa do aumento de temperatura. Afinal, componentes com temperatura alta estão simplesmente transformando energia elétrica em calor, estabelecendo uma troca com o meio ambiente. Um desperdício inaceitável, considerando os milhões de pontos quentes potencialmente espalhados pelo sistema. Deixo aqui o desafio para um engenheiro competente calcular as perdas aproximadas pelo efeito Joule no sistema de transmissão e distribuição no Brasil, que poderia ser minimizado com programas mais efetivos de inspeção termográfica, com termografistas certificados pelo nosso Centro de Formação de Termografistas e equipados com modelos de termovisores mais adequados para um programa de inspeção termográfica customizado para concessionárias de energia elétrica, termovisores capazes de identificar pontos quentes como os mostrados nos termogramas abaixo. Se não tomarmos esse primeiro passo, talvez tenhamos que nos consolar ouvindo Britney Spears…


  
Fonte: Flir.
Câmera térmica pode ser usada contra apagão no Brasil. Câmera térmica pode ser usada contra apagão no Brasil. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 08:43:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.