∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Dicas para impressionar na dinâmica de grupo.

A dinâmica de grupo é bastante comum em processos seletivos de grandes corporações e uma etapa eliminatória. Ela explora o lado lúdico do candidato, facilitando a observação de características como: liderança, autoridade, persuasão, controle emocional, preocupação com o outro, trabalho em equipe, resistência à frustração e pressão, valores pessoais, criatividade, tolerância, negociação, argumentação, flexibilidade, iniciativa e, principalmente, a participação.

"A dinâmica serve para observar características comportamentais dos candidatos e avaliar qual o profissional mais adequado para o cargo de acordo com o perfil da vaga, além de reduzir o tempo dos processos seletivos", comenta a consultora de carreira Mayra Fragiacomo.

Para os candidatos esta é a oportunidade de conhecer a empresa e avaliar o interesse em trabalhar na organização. Para a empresa é a forma de descobrir quais candidatos são mais adequados às suas necessidades e cultura.

1 - Capriche na apresentação pessoal

Procure fazer a apresentação em 2 a 3 minutos, mencionando nome, idade, estado civil, formação acadêmica, idiomas, hobbies, esportes e atividades voluntárias. Faça um breve histórico ascendente da carreira, destacando os cargos e empresas anteriores. Tenha iniciativa e seja um dos primeiros a se apresentar. Crie seu próprio discurso e não copie os candidatos anteriores.

2 - Coopere nas atividades em grupo

O próprio nome da atividade já estabelece a necessidade do trabalho em equipe. Concorrer para a mesma vaga não significa competir, mas aproveitar a oportunidade de evidenciar os diferenciais de forma positiva, sendo cooperativo com os demais participantes.

3 – Participe

É imprescindível participar das atividades. Não falar ou se expor pode ser prejudicial, pois elimina a possibilidade de ser avaliado. Pode haver pessoas no grupo que se destaquem mais, porém, busque espaço. Seja autêntico e exponha o que tem de melhor, sempre com bom senso. Por mais estranha que possa parecer a atividade proposta, envolva-se. Mostre flexibilidade e capacidade de adaptação, e não coloque barreiras frente ao jogo proposto.

4 - Prepare-se!

A dinâmica de grupo é uma atividade que exige bastante preparo. Todas as atitudes dos candidatos serão avaliadas, desde o momento em que ele chega na empresa até a hora de ir embora, além do comportamento diante dos outros participantes. Estude a empresa e esteja preparado para expor os motivos que te levaram a querer trabalhar lá, e as razões pelas quais a empresa deveria contratá-lo.

6 – Saiba se vestir

Muitas dinâmicas exigem movimentação: sentar no chão, ajoelhar e etc. Evite, portanto, roupas apertadas e desconfortáveis. Use peças sóbrias e discretas.

Fonte: Olhar Digital.

Dicas para impressionar na dinâmica de grupo. Dicas para impressionar na dinâmica de grupo. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 04:27:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.