∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

China se esforça para persuadir Coreia do Norte, diz militar dos EUA.


O principal oficial militar dos EUA disse nesta quarta-feira que líderes chineses garantiram que se trabalham para convencer a Coreia do Norte a abandonar seu programa de armas nucleares.
A China é o principal fiador diplomático e financeiro da Coréia do Norte e lutou ao lado do norte na Guerra da Coreia de 1950-53. O país sempre relutou em aplicar pressão sobre o Norte, temendo uma onda de refugiados em seu território, se a Coreia do Norte sofresse um colapso.?

Mas nos últimos meses, a China começou a manifestar impaciência com a Coreia do Norte e suas ameaças de guerra nuclear e com o seu líder Kim Jong-un, de 30 anos, neto do fundador Kim Il-Sung.
"Vou sair daqui com a convicção de que a liderança chinesa está tão preocupado como estamos com marcha da Coréia do Norte em direção a nuclearização e tecnologia de mísseis balísticos, e eles deram-nos a garantia de que estão trabalhando nisso, como nós", disse o chefe do Estado-Maior dos EUA, general Martin Dempsey, a jornalistas no último dia de uma viagem à China.
"Acreditamos que ainda há tempo para que os líderes da Coreia do Norte recuem de novas provocações e nós certamente esperamos que aproveitem a oportunidade para fazê-lo", disse ele.
A Coreia do Norte intensificou o desafio às resoluções do Conselho de Segurança da ONU, em dezembro, quando lançou um foguete que alegou ter sido usado para colocar um satélite científico em órbita. Críticos dizem que o lançamento foi destinado a desenvolver um tipo de tecnologia necessária para lançar uma ogiva nuclear instalada em um míssil de longo alcance.
Houve ainda, em fevereiro, um terceiro teste de uma arma nuclear, o que provocou novas sanções da ONU em março, que por sua vez levaram à intensificação de ameaças por parte da Coreia do Norte contro o Sul e os Estados Unidos.
Depois de semanas de tensão, Pyongang começou nos últimos dias a falar em diálogo em resposta a pedidos dos EUA e da Coreia do Sul.
Fonte: Reuters.
China se esforça para persuadir Coreia do Norte, diz militar dos EUA. China se esforça para persuadir Coreia do Norte, diz militar dos EUA. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 23:32:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.