∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

O que é um codificador de vídeo?

Um codificador de vídeo permite que um sistema de CCTV analógico seja integrado a um sistema de vídeo em rede. Ele permite que os usuários contem com as vantagens do vídeo em rede sem precisar descartar o equipamento analógico que já possuem, como câmeras analógicas de CCTV e cabeamento coaxial. Um codificador de vídeo se conecta a uma câmera analógica através de um cabo coaxial e converte os sinais de vídeo analógicos em fluxos de vídeo digital que, então, são enviados por uma rede IP com ou sem fio (por exemplo, LAN, WLAN ou Internet). Para ver e/ou gravar o vídeo digital, podem ser usados monitores de computador e PCs em vez de DVRs ou VCRs e monitores analógicos.

Ilustração de como as câmeras de vídeo analógicas e os monitores analógicos podem ser integrados a um sistema de vídeo em rede através de codificadores e decodificadores de vídeo.

Através de codificadores de vídeo, é possível acessar remotamente e controlar por uma rede IP câmeras de vídeo analógicas de todos os tipos, como fixas, internas/externas, com cúpula, pan/tilt/ zoom, e câmeras especiais, como câmeras térmicas de alta sensibilidade e câmeras para microscópio. Um codificador de vídeo também oferece outras vantagens, tais como gerenciamento de eventos e funções de vídeo inteligente, além de medidas avançadas de segurança. Além disso, ele proporciona escalabilidade e facilidade de integração com outros sistemas de segurança.

Um codificador de vídeo autônomo de canal único com áudio, conectores de E/S (entrada/saída) para controle de dispositivos externos, como sensores e alarmes, portas seriais (RS-422/485) para controlar câmeras PTZ analógicas, e conexão Ethernet que permite Power over Ethernet (PoE).

 

Componentes dos codificadores de vídeo e considerações:

Os codificadores de vídeo da Axis oferecem muitas das mesmas funções disponíveis em câmeras de rede. Alguns dos principais componentes de um codificador de vídeo são os seguintes:
  • Entrada de vídeo analógico para conexão de uma câmera analógica através de um cabo coaxial.
  • Processador para executar o sistema operacional do codificador de vídeo, funções de rede e segurança, para codificar vídeo analógico através de vários formatos de compactação e para análise de vídeo. O processador determina a velocidade de um codificador de vídeo, normalmente medida em quadros por segundo na resolução mais alta. Codificadores de vídeo avançados podem oferecer total taxa de quadros (30 quadros por segundo com câmeras analógicas no padrão NTSC, ou 25 quadros por segundo com câmeras analógicas no padrão PAL) na re solução mais alta em todos os canais de vídeo. Os codificadores de vídeo da Axis também possuem detecção automática para reconhecer automaticamente se o sinal de vídeo analógico recebido está no padrão NTSC ou PAL. Para saber mais sobre resoluções em NTSC e PAL.
  • Memória para armazenar o firmware (programa de computador) utilizando Flash, além de armazenamento temporário (buffering) de seqüências de vídeo (utilizando RAM).
  • Porta Ethernet/PoE (Power over Ethernet) para conexão a uma rede IP para enviar e receber dados e para alimentar a unidade e a câmera conectada, caso a Power over Ethernet seja permitida. Para saber mais sobre Power over Ethernet.
  • Uma porta serial (RS-232/422/485) é freqüentemente usada para controlar as funções de pan/tilt/zoom de uma câmera PTZ analógica.
  • Conectores de entrada/saída para conectar dispositivos externos; por exemplo, sensores para detectar um evento de alarme, e relês para ativar, por exemplo, luzes para reagir a um evento.
  • Entrada de áudio para conexão de um microfone ou equipamentos de entrada de linha, ou saída de áudio para conexão a alto-falantes.
Os codificadores de vídeo para sistemas profissionais devem atender a uma alta demanda por confiabilidade e qualidade. Entre os outros fatores na escolha de um codificador de vídeo estão o número de canais analógicos suportados, qualidade de imagem, formatos de compactação, resolução, taxa de quadros e recursos como pan/tilt/zoom, áudio, gerenciamento de eventos, vídeo inteligente, Power over Ethernet e funções de segurança.

 

Gerenciamento de eventos e vídeo inteligente:

Uma das principais vantagens dos codificadores de vídeo da Axis é a capacidade de gerenciar eventos e suas funções de vídeo inteligente, recursos que não existem em um sistema de vídeo analógico. Recursos incorporados de vídeo inteligente, como detecção de movimento no vídeo em várias janelas, detecção de áudio e alarme ativo contra adulteração, além de portas de entrada para sensores externos, permitem que um sistema de vigilância por vídeo em rede fique constantemente alerta para detectar um evento. Assim que um evento é detectado, o sistema pode responder automaticamente com ações que podem incluir gravação de vídeo, envio de alertas por e-mail e SMS, por exemplo, acender luzes, abrir ou fechar portas e emitir alarmes.
O que é um codificador de vídeo? O que é um codificador de vídeo? Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 04:00:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.