∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Android Live CD (Android 4.0 no seu PC).


O Android é um sistema operacional desenvolvido pela Google para usar em celulares, tablets e até mesmo em alguns notebooks. O único porém é que a sua instalação comum não pode ser realizada em máquinas desktop, como os computadores que temos em nossas casas.
Pensando em nós usuários, um grupo chamado Android-x86 resolveu iniciar o projeto chamado Android Live CD, que permite rodar este sistema em nossas máquinas como um LiveCD, tal como as distros convencionais Linux já fazem; com esta estratégia o sistema operacional é iniciado diretamente de um CD ou DVD, sem a necessidade de instalação. Assim fica fácil desfrutar de diversos aplicativos e jogos exclusivos para o Android como Angry Birds, Game Dev Story, Tower Bloxx e muitos outros direto do PC convencional.

Como rodar


Para usar este Android-x86 existem duas opções. Pode usar algum programa para a virtualização de uma máquina como o VirtualBox ou gravar a imagem ISO em um CD ou DVD, que pode ser usada direto no computador. Caso opte por uma ISO como neste tutorial, o desempenho da sua máquina será mais satisfatório do que em uma máquina virtual, já que nela alguns recursos de hardware são extremamente prejudicados.
Após gravar o CD, é necessário que você defina na BIOS de sua máquina para que a unidade de CD-ROM seja a primeira a ser lida, caso contrário o Windows ou seu sistema operacional padrão será iniciado. Ao iniciar o PC pelo CD do Android-x86, uma tela surgirá com três 4 opções de boot. A primeira opção chamada de "Live CD - Run Android x-86 without installation", é pela qual devemos optar. Se preferir instalar o Android como sistema operacional padrão de sua máquina, você pode selecionar a última opção deste menu, porém ela não é compatível com todas as máquinas.


Feita a nossa seleção, o sistema começará a carregar os arquivos do sistema e apresentará a tela abaixo.


Nela, é preciso usar a opção "Setup Wizard", que já pergunta sobre qual idioma desejamos usar no Android. Optaremos, é claro, por "Português (Brasil)"; por fim, clique em "Iniciar".

Configure uma conta para os serviços do Google


O Android pedirá para você a configuração de sua conta do Google, que será utilizada em serviços como a GooglePlay, por exemplo. Caso você possua uma conta do Google você pode utilizá-la ao clicar em "Fazer login", caso contrário clique em "Obter Conta" e preencha os campos solicitados. Se preferir, você também pode clicar em "Agora não" e pular toda esta etapa de cadastro de email, mas assim você não terá acesso aos serviços do Google que tornam o Android mais especial.

Conexão com a internet de forma fácil


Em muitas instalações de Androids em máquinas, configurar a Internet pode ser uma tarefa árdua mas independente da seleção feita nesta LiveCD, a conexão é detectada automaticamente. Logo na configuração da sua conta do Google, uma tela para se conectar a uma rede surgirá, basta selecionar a qual você deseja utilizar e então poderá começar a usar o sistema Android. Caso você esteja usando o VirtualBox, ele detectará automaticamente a sua conexão com a Internet sem a necessidade de fazer configurações.

Elimine problemas de posição da tela


Ao usar o Android em máquinas convencionais ou virtuais, um dos problemas encontrados para rodar aplicativos e jogos é em relação a posição da tela, pois em computadores não possuimos a tecnologia do "acelerômetro", responsável por identificar se a tela está na posição vertical ou horizontal. Com isso, alguns jogos e programas simplesmente viram a tela, deixando o sistema praticamente inutilizável.
Para contornar este problema, é só baixar o aplicativo Rotation Locker na GooglePlay, que ele impedirá o Android de rotacionar a sua tela incorretamente. Para isto, basta abrir o aplicativo e selecionar a opção "Portrait".

Jogue praticamente qualquer jogo


Um diferencial desta versão LiveCD do Android, está no seu suporte nativo ao OpenGL. Com este suporte nós podemos jogar até mesmo jogos recentes como o famoso Angry Birds Space, Fruit Ninja, Sonic CD e muitos outros.

Atalhos


Na máquina virtual, nós não temos as funções de botões físicos na tela, então para estas funções nós podemos usar os atalhos:
  • Alt+PrintScreen+B - Reinicia a máquina;
  • Alt+PrintScreen+O - Desliga a máquina;
  • Alt+PrintScreen+S - Sincroniza os dispositivos de armazenamento conectados;
  • Alt+PrintScreen+U - Monta os dispositivos de armazenamento apenas com acesso de leitura;
  • Alt+PrintScreen+H - Mostra a ajuda do sistema. 

Importante


Para quem utilizar o VirtualBox com essa LiveCD, o mouse não é habilitado automaticamente e caso deseje habilitar um, é necessário que ele seja USB. Para habilitá-lo, você precisará clicar com o botão direito na máquina virtual criada e clicar em "Configurações", nela clique em "USB". Um ícone de uma entrada USB com um símbolo "+" verde estará no lado direito da tela, clique nele e selecione o seu mouse. Assim ele ficará dedicado à máquina virtual.

Em caso de problemas


PCs com placas de vídeo GeForce da NVIDIA podem apresentar problemas durante a inicialização, causando uma série de defeitos visuais que podem prejudicar a utilização do sistema. É fácil amenizar o problema, basta seguir os passos:
1. Quando carregar o menu de inicialização, pressione a tecla "Tab";
2. Observe a linha de inicialização padrão, tal como na imagem a seguir;

3. Adicione as palavras "nomodeset xforcevesa", logo após de "s3_mode" e remova o parâmetro "quiet", deixando a linha como na imagem a seguir. Agora só precisa apertar a tecla "Enter" para iniciar o sistema.




Android Live CD (download)

Roda em Windows XP, Vista, 7
Disponível nos idiomas:  Inglês Inglês  
Android Live CD (Android 4.0 no seu PC). Android Live CD (Android 4.0 no seu PC). Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 20:01:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.