∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Google, Microsoft e Facebook se unem para combater o mito da Skynet


Inteligência artificial é um tema interessante. Ao mesmo tempo em que pode trazer uma série de benefícios para a humanidade, a ficção científica enraizada na mente da espécie humana também ensina a não confiar cegamente nas máquinas, sob o argumento de que elas podem ser um risco à nossa existência.

Existem muitos mitos sobre a inteligência artificial, e muitos deles são vindos da ficção científica, incluindo o famigerado temor de que a evolução das máquinas pode dar origem a uma revolta como a da Skynet, da série "O Exterminador do Futuro". Gigantes da tecnologia como Google, Microsoft, Facebook, Amazon e IBM se juntaram para esclarecer ao público os benefícios da IA e também para colaborar em situações que envolvam a ética e moral das máquinas.

As empresas de tecnologia, diretamente interessadas em avançar a IA, sabem deste temor, e decidiram se unir para tranquilizar a humanidade em relação à inteligência das máquinas. Entre as empresas que se juntaram à coalisão chamada “Partnership on AI” (“Parceria em IA”) estão Facebook, Google (e sua subsidiária DeepMind), Microsoft, Amazon, IBM e outros grupos de pesquisas e acadêmicos da área. A Apple também discute a entrada na parceria, mas ainda não decidiu se juntar aos outros.

São duas áreas principais de interesse desta parceria. A primeira delas é tornar mais claro para o público o que de fato é a inteligência artificial e por que ela não deve ser temida, especialmente quando ela começa a tomar postos de trabalho humanos e dirigir carros autônomos.

A segunda é garantir que a Skynet não exista no mundo real. A parceria permite que as empresas colaborem entre si e recebam opiniões e comentários de especialistas não ligados às companhias. Isso inclui os filósofos e estudiosos de ética que se dedicam a entender as questões menos técnicas e mais morais envolvendo a inteligência artificial, como qual seria a resposta adequada diante de situações de risco de morte na área de saúde ou transporte.


Por: Renato Santino
Fonte: Olhar Digital e The Verge
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica
Blog: Diogenes Bandeira
Google, Microsoft e Facebook se unem para combater o mito da Skynet Google, Microsoft e Facebook se unem para combater o mito da Skynet Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 10:32:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.