∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Eset identifica novo golpe que usa falsa funcionalidade de videochamada no WhatsApp


A ESET – empresa especializada na oferta de soluções para detecção proativa de ameaças – alertou sobre uma nova campanha maliciosa que usa um falso lançamento de uma nova funcionalidade de videochamada para WhatsApp para disseminar-se. O objetivo dos cibercriminosos é enganar os usuários para que os mesmos, sem saber, inscrevam-se em diferentes serviços de mensagens pagas. Para disseminar o golpe, os cibercriminosos divulgam uma mensagem no Twitter oferecendo o novo recurso de videochamada do WhatsApp, convidando os usuários a acessar um link para baixar a funcionalidade. Ao clicar na mensagem pelo dispositivo móvel, os internautas são redirecionados para um site, no qual são convidados a habilitar o recurso de “videochamada”.

Em seguida, os usuários são redirecionados para uma página falsa que simula as funcionalidades de um site legitimo e na qual as vítimas são obrigadas a compartilhar a mensagem sobre o novos serviço de videochamada com diferentes contatos ou grupos de WhatsApp, a fim de realizar a verificação do usuário.

Após compartilhar a mensagem com os seus contatos para conseguir ativar a nova funcionalidade, o usuário recebe uma notificação informando que o sistema operacional do telefone está desatualizado e que somente após a atualização poderá usar a função de videochamada. Em seguida, após ativar a atualização, é solicitado que o usuário digite o número do celular, sem saber que, na verdade, está assinando qualquer um dos diferentes serviços de mensagens Premium.

”Esse tipo de fraude tem crescido muito nos últimos anos e aproveita, especialmente, dos usuários desavisados, que gostam de ativar novos recursos, obter vouchers de descontos e participar de promoções, entre outras coisas, e acabam sendo inscritos em serviços de SMS pagos ou, ainda, recebam códigos maliciosos”, afirma Camillo Di Jorge, Presidente da ESET Brasil. “É importante que os usuários se conscientizem sobre os cuidados de acessar links suspeitos, a fim de evitar cair em golpes como esse”, reforça o executivo.

Durante vários meses, o Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina tem reportado inúmeras campanhas propagadas pelo WhatsApp, que têm a finalidade de enganar os usuários com falsos vouchers de desconto ou promessas de prêmios. O objetivo é coletar e roubar informações pessoais dos usuários e viralizar na rede, atingindo um grande número de usuários.


Fonte: Eset e e-Commerce News
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica
Blog: Diogenes Bandeira
Eset identifica novo golpe que usa falsa funcionalidade de videochamada no WhatsApp Eset identifica novo golpe que usa falsa funcionalidade de videochamada no WhatsApp Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 17:39:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.