∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Mainframe: Globo desliga sistemas em Cobol e migra para .Net


Nos últimos dois anos, a Globo encarou o desafio de desligar seu mainframe, depois de mais de três décadas em operação. Um dos objetivos do projeto era migrar todos os sistemas para arquiteturas mais modernas e econômicas e sair da plataforma alta ainda em 2015.

Segundo Bruno de Almeida Martins, diretor de tecnologia de aplicações da companhia, o sucesso da iniciativa demandava, ainda, reescrever alguns dos sistemas de missão crítica para o negócio escrito originalmente em Cobol/CICS - Mantis.

"Precisávamos migrar esses sistemas para a plataforma web, o que significava reescrevê-los em .Net, mas sem perder a funcionalidade, sem impactar o dia a dia do negócio e nem exigir novos treinamentos dos usuários", explicou.

Um dos sistemas mais críticos a ser migrado era a aplicação de Adiantamento e Prestação de Contas (APC), muito utilizado pelo Núcleo de Produção de Conteúdo da TV Globo. A ferramenta é essencial para o ganho de eficiência no dia a dia da produção de conteúdo da maior emissora de TV do país.


Regras de negócios
De acordo com Martins, dentro do programa “Desliga Mainframe”, dois caminhos seriam possíveis para a migração do APC: encontrar um pacote pronto de mercado ou reescrevê-lo.

"Não encontramos nenhum software já pronto que tivesse as mesmas características e funcionalidades tão específicas dessa nossa aplicação. Assim, o caminho a seguir era mesmo buscar uma empresa especializada e capaz de refazer o sistema", relembra o executivo.

Mas para reescrever o APC seria necessário usar um método reverso, já que não existia nenhuma documentação do antigo sistema. A partir do código, a empresa escolhida deveria resgatar as regras de negócios, manter as integrações de sistemas existentes, entre outras informações importantes.

O diretor também conta que outra exigência da empresa era que o novo sistema fosse bem parecido com o antigo em termos de funcionalidades, navegação e interatividade, evitando grandes esforços de treinamento dado o prazo curto para implantação.

Para encarar o desafio, a área de aplicações buscava uma empresa especializada na plataforma mainframe, desenvolvimento e sustentação de sistemas.

“Fizemos uma reunião técnica com o time da 3CON, que compreendeu o desafio. A parceria foi um sucesso. Conseguimos migrar o APC no prazo que precisávamos e com o ganho que esperávamos", afirmou.

O diretor conta que usando o método reverso, a equipe 3CON conseguiu resgatar as regras de negócios a partir do sistema original e tudo foi feito em um curtíssimo prazo, algo bastante louvável pela complexidade do projeto.

Ele informa que, em cerca de sete meses, o novo sistema em .NET e Oracle foi entregue, muito intuitivo, com ganhos de usabilidade e com as mesmas características do antigo APC, o que ajudou muito na transição entre um sistema e outro, deixando os usuários confortáveis com a nova plataforma.


Mainframe: Globo desliga sistemas em Cobol e migra para .Net Mainframe: Globo desliga sistemas em Cobol e migra para .Net Reviewed by Diogenes Bandeira on 23:37:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.