∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Hospital utiliza sistema de monitoramento de imagens e garante a segurança dos pacientes


O hospital Pompéia, localizado em Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, é um hospital de grande porte que atende, atualmente, todas as especialidades médicas, sendo referência em casos de emergência de alta complexidade para uma população potencial de 1,2 milhão de pessoas. Recentemente a administração do Hospital instalou um sistema de segurança eletrônico, com o objetivo de garantir a segurança patrimonial e pessoal dos pacientes, acompanhantes e servidores de saúde, bem como dos 1400 funcionários que trabalham no local. O sistema de vigilância permite aos operadores e gestores, o acesso às imagens do hospital através do computador e do celular 24 horas por dia. Todas as imagens são gravadas em um servidor próprio e disponibilizadas para visualização a qualquer momento do dia. As câmeras foram instaladas e distribuídas em diversos setores internos como portaria, ambulatório, pronto socorro, corredores, recepção, farmácia, almoxarifado e também na área externa do hospital, como os portões de acesso.

O sistema implementado no hospital foi o D-Guard Projects, sistema de videomonitoramento da Seventh, empresa desenvolvedora de tecnologia para o controle e gerenciamento de imagens. A solução foi comercializada pela Megams e implementada pela Terceiriza, que optou por utilizar câmeras IP Venetian, modelos IP 61000 e IP 51000, ambas com 1 Megapixel de resolução, além do modelo mais robusto IP 61340, com 1.3 Megapixels de resolução. Também foram instaladas câmeras Hikvision modelos BULLET IP DS 2CD2232, com 3 Megapixels e CAMIP2012-I, de 1.3 Megapixels de resolução. Dentre os recursos do sistema D-Guard utilizados no hospital, os principais são: alerta de desconexão de câmera, onde o sistema é configurado para enviar e-mail automaticamente para o setor de TI ao ocorrer a desconexão do equipamento;monitoramento de disco, também configurado para enviar e-mails com as informações de armazenamento e consulta de imagem por área de detecção de movimento (consulta de imagem por quadrante). O sistema D-Guard está implementado no hospital utilizando a “Virtualização do Windows Server”, onde ocorre o armazenamento em storage separado, permitindo assim, a otimização de espaço físico e permitindo o acesso remoto às imagens do hospital via tablete, smartphone ou PC. Também são utilizadas funções multistreams no sistema D-Guard instalado, para que haja otimização do consumo de banda de internet.

As novas câmeras IP instaladas substituem os antigos equipamentos de DVR por uma tecnologia mais moderna e de qualidade superior à existente anteriormente. A integração eficiente do sistema D-Guard aos equipamentos (câmeras Venetian e Hikvision), possibilitou que a implementação do sistema de monitoramento fosse realizada rapidamente pela Terceiriza, e repassada à equipe de suporte técnico do hospital, que garante o funcionamento do sistema, opera configurações do servidor e atua em conjunto com um monitor que opera as funções e os layouts das câmeras. “Acreditamos que o projeto de monitoramento esteja proporcionando mais segurança a todos, desde os pacientes até os funcionários e servidores, pois com o sistema de vigilância é possível inibir possíveis furtos no hospital, além de atitudes de desacato com os colaboradores”, comenta Daniel Marcon, responsável pelo marketing da Megams.

A história do Hospital Pompéia começa em 1913, numa época em que a medicina era muito diferente. Neste período, um grupo de 26 mulheres de Caxias do Sul se uniu para realizar obras na comunidade. Desde então, as Damas de Caridade (como passaram a ser conhecidas), não pararam mais. Elas decidiram criar um lugar que atendesse aos mais necessitados. E é justamente assim que o Hospital Pompéia nasce. No início, o Hospital Pompéia ocupava uma pequena sede na Avenida Júlio de Castilhos, em Caxias do Sul, RS, onde cada vez mais pessoas buscavam os serviços oferecidos pelo hospital e as Damas de Caridade. Finalmente, em 1940, foi inaugurada a nova sede do Hospital Pompéia, no Centro de Caxias do Sul. Hoje, por trás da sua fachada histórica, existe um hospital moderno e dinâmico, que alia o espírito católico à vocação tecnológica, garantindo bem estar, saúde e segurança à população daquela região.

Hospital utiliza sistema de monitoramento de imagens e garante a segurança dos pacientes Hospital utiliza sistema de monitoramento de imagens e garante a segurança dos pacientes Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 03:39:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.