∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

México - Grupo Financeiro Inbursa utiliza soluções de segurança eletrônica da SCATI


A SCATI implanta as suas soluções de monitoramento, gerenciamento e gestão de alarmes para o setor bancário em uma rede de mais de 300 agências bancárias.

Desafios
O Grupo Financeiro Inbursa, cujas origens datam a 1965, é uma das principais entidades mexicanas dedicadas ao setor bancário. E atualmente, o grupo conta com linhas de operações em fundos de investimento, seguros, hipotecas e bancos comerciais entre outros. A Inbursa conta com mais de 7.000 funcionários distribuídos pelas 325 agências no país. A instituição financeira também conta com mais de 730 caixas eletrônicos distribuídos geograficamente à disposição de mais de 11,2 milhões de clientes. O Departamento de Segurança desta instituição bancária enfrenta o desafio de controlar todas as agências do banco em uma rede com largura de banda reduzida e implantar a normativa SEPROBAN, requisito obrigatório no México. A plataforma VMS ("Video Management System") com a qual contavam não proporcionava ao banco à eficiência desejada na transmissão de vídeo. A conexão entre o Centro de Controle e os DVRs era lenta e com uma defasagem inadmissível na transmissão das imagens. Portanto, o departamento avaliou detalhadamente 15 marcas de VMS de ponta do mercado durante cinco anos. Finalmente, a SCATI foi a escolhida pela companhia para migrar o sistema implantado até o momento a uma plataforma que permita realizar melhorias significativas no gerenciamento e na manutenção do parque de videogravadores.

Solução
A solução SCATI para instituições financeiras está composta por amplas opções de ferramentas que permitem ao banco praticar uma gestão eficaz e centralizado de todo o parque de gravadores. De fato, o Grupo Financeiro Inbursa administra o seu parque a partir de duas centrais de monitoramento de sua propriedade nas quais trabalham cerca de 10 operadores. Por um lado, monitoram as agências, e por outro, o edifício corporativo de Palmas. Considerando a distribuição geográfica das agências, a SCATI colocou à disposição da Inbursa uma série de soluções que permitem o monitoramento de vídeo (SCATI WALL), o gerenciamento, a gestão de alarmes e a manutenção remota do sistema de segurança da instituição financeira (SCATI WATCHER).

Na primeira fase de implantação, instalaram-se mais de 80 plataformas de gravação SCATI VISION e 25 câmeras IP sobre as estações de trabalho de contagem de numerário. Os gravadores SCATI VISION contam com um protocolo proprietário de transmissão de vídeo altamente eficiente que otimiza o uso da largura de banda, o que permite o acesso ao vídeo a partir da Central de Controle via redes de largura de banda limitada. Foram escolhidas câmeras SCATI EYE de 3 megapixels que asseguram um alto nível de detalhes das imagens. Isto permite visualizar com total nitidez o valor registrado pelas contadoras de numerários, consolidando a luta contra a fraude interna. Ou seja, é possível ter um controle de todas as agências. Com o aproveitamento dessas soluções, o Departamento de Segurança garante a disponibilidade do vídeo e o envio das imagens segundo a normativa SEPROBAN. A garantia do vídeo facilita também a investigação forense, necessária em caso de ocorrência. As plataformas SCATI VISION são eficientes softwares de gravação multitarefa que, integrados a câmeras e decodificadores, proporcionam uma solução completa de videovigilância para a rede de agências.

Benefícios
A implantação da plataforma SCATI, iniciada em 2013 e se estendendo até 2015, permitiu uma melhoria considerável do sistema de segurança de Inbursa, já que se produz uma melhoria na velocidade da transmissão de imagens, inclusive tratando-se de larguras de banda muito estreitas. Dessa forma, a companhia financeira cumpre com a normativa SEPROBAN e pode responder da forma mais eficaz aos incidentes do seu dia a dia, desde um ponto de vista não só forense, mas também preventivo. Com as ferramentas da SCATI, os operadores da central de controle são capazes, entre outras coisas, de detectar possíveis erros nos dispositivos e oferecer uma solução mais rápida e completa. Além disso, o monitoramento de um grande número de câmeras é realizado a partir da solução SCATI WALL, localizada na central de controle na qual a segurança da rede de agências é gerenciada. Graças a sua simples utilização, para definição de cenários e sequências de câmeras, manuseio de câmeras PTZ e zoom digital para facilitar a identificação de pessoas, entre outros aspectos, os operadores contam com grande capacidade de resposta em caso de incidente. Com todas estas ferramentas de controle, a entidade financeira não só garante uma resposta mais rápida e eficaz perante os eventos, mas evita futuros incidentes, melhora a sua imagem corporativa e, portanto, aumenta a confiança de seus clientes. Em definitivo, é uma solução que permite que a empresa economize e obtenha máximo retorno dos investimentos realizados no seu sistema de segurança.

Sobre a SCATI
A SCATI é uma organização com foco no cliente que oferece plataformas completas de vídeovigilância para controle e proteção em qualquer tipo de instalação.

Atualmente oferece serviços e suporte na Europa, América Latina e Oriente Médio, graças a suas sucursais de Zaragoza, Barcelona, México, DF, Bogotá, São Paulo e integradores presentes em mais de 10 países.


Fonte: SCATI.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
México - Grupo Financeiro Inbursa utiliza soluções de segurança eletrônica da SCATI México - Grupo Financeiro Inbursa utiliza soluções de segurança eletrônica da SCATI Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 16:45:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.