∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

IBM soluciona um dos maiores problemas da computação quântica


A computação quântica poderia solucionar cálculos matemáticos extremamente complexos como se fossem contas simples, se não fosse cheia de problemas. Um desses entraves, porém, foi solucionado. A IBM anunciou nesta quinta (30) que conseguiu resolver uma das principais questões envolvendo computadores quânticos, criando um sistema capaz de detectar falhas internas que, se não fossem corrigidas, poderiam inutilizar os aparelhos.

Um dos principais problemas enfrentados pelos cientistas é que essas máquinas não operam com bits "normais", mas com qubits — ou "bits quânticos". Cada um desses qubits pode representar 0 ou 1 (como um bit convencional), mas também os dois números ao mesmo tempo, a chamada "relação fásica". É essa capacidade que aumenta exponencialmente as velocidades computacionais.

E neste ponto residem os problemas. A maioria dos erros acontece quando um qubit está nos dois dígitos: eles podem voltar a ser apenas um 0 ou 1, desacelerando a computação (o "bit flip"). Outro entrave comum é a troca de sinais nessa relação "fásica" (o "phase flip").

Apesar de existirem técnicas que localizam esses erros, até agora foi impossível detectá-los ao mesmo tempo. E o computador quântico não pode ter erros para funcionar plenamente.

A IBM conseguiu resolver esse problema. A equipe de pesquisa da empresa criou um sistema que detecta o qubit defeituoso, usando dois parâmetros diferentes para encontrar bit flips ou phase flips. Além disso, o método consegue corrigir automaticamente a informação defeituosa.

Aparentemente simples, a solução é a chave para que processadores quânticos sejam produzidos em massa. Segundo a IBM, assim que esses chips puderem ser fabricados em larga escala, com baixo índice de erros, o caminho estará livre para esse novo tipo de computador.


Por: Gabriel Garcia.
Fonte: Info e Nature.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
IBM soluciona um dos maiores problemas da computação quântica IBM soluciona um dos maiores problemas da computação quântica Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 02:14:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.