∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

8 motivos para sua empresa armazenar dados na Nuvem.


Com a popularização de pequenos dispositivos móveis, como smartphones, tablets e netbooks e o exponencial crescimento do número de usuários de computadores virtualizados, sistemas compartilhados e outros tantos recursos da informatização atual, aumentou também a preocupação com itens como a segurança e o armazenamento de dados.

É comum hoje, no mundo corporativo virtualizado, que os usuários sejam orientados a não armazenarem informações no computador local, de forma a evitar perdas de dados através de panes no equipamento, roubo de informações, desastres naturais, entre outros imprevistos.

Já podemos contar com uma infinidade de sistemas de armazenamento em Nuvem. São diversas soluções disponíveis no mercado, tanto comerciais quanto gratuitas, independentemente do sistema operacional utilizado.

Para as pequenas empresas, os serviços em Nuvem estão se tornando o método preferido e o mais adotado de armazenamento de dados digitais. Flexibilidade de acesso de qualquer lugar onde haja conexão com a Internet, economia de custos na aquisição de equipamentos, em manutenção e pessoal, e maior segurança na proteção dos dados são grandes benefícios atribuídos à experiência de armazenar dados em Nuvem.

Confira, na opinião das pequenas empresas, quais são as maiores vantagens de quem está aderindo a essa tendência.

1 - Acesso ilimitado
As pessoas não estão mais limitadas pela sua localização, seja em casa, no cliente ou durante uma viagem. Com o armazenamento de dados online, conquistamos a liberdade de trabalhar de qualquer local onde exista uma conexão com a Internet e a possibilidade de ter acesso a quaisquer documentos ou informações necessárias.

2 - Sem manutenção do servidor
Um dos maiores benefícios desses serviços é que não é preciso contratar uma equipe de TI ou consultores para manter o servidor e cuidar dos dados digitais. De acordo com alguns levantamentos, a economia para uma pequena empresa pode ser de 5 à 10 mil dólares por ano.

3 - Mobilidade “suave”
O uso do armazenamento em Nuvem torna o processo de mudança física, de um local para o outro, muito mais “suave” pois, quando um escritório vai mudar de endereço, as preocupações com perda de dados são minimizadas. Além disso, a configuração para as novas empresas não precisa mais atender exigências de cabeamentos de servidor, por exemplo. É só plugar e trabalhar.

4 - Colaboradores remotos
Empresas com mais de uma unidade podem compartilhar arquivos de forma eficiente graças ao armazenamento de dados online. Todos envolvidos em um determinado processo podem acessar a qualquer momento a versão mais atualizada de documentos de trabalho, como propostas de clientes, conteúdos de treinamento e contratos.

5 - Economia
A redução de custos é um dos grandes motivos para utilização do armazenamento em Nuvem. Ao terceirizar o armazenamento de dados, exclui-se uma série de custos de hardware e manutenção.

6 - Proteção de dados
Um dos principais benefícios do uso de serviços de armazenamento online é a tranqüilidade em relação à perda de dados, caso um desastre natural atinja o escritório, por exemplo.

7 - Segurança
Sistemas de armazenamento online têm equipes de trabalho exclusivamente focadas na segurança de dados. Embora as ameaças cibernéticas devam ser consideradas em qualquer circunstância, a proteção do armazenamento online também traz o benefício de aumentar a confiabilidade dos clientes.

8 - Feedback imediato
Serviços de armazenamento de dados online se justificam pela capacidade de compartilhar facilmente arquivos com clientes, que normalmente estão ansiosos para ver o trabalho. Isso aproxima as pessoas e agiliza o processo como um todo. Além disso, em muitos casos, os clientes sentem que estão envolvidos no processo e têm a oportunidade de vivenciar essa experiência sem sair de casa.


Fonte: Comstor.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
8 motivos para sua empresa armazenar dados na Nuvem. 8 motivos para sua empresa armazenar dados na Nuvem. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 14:53:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.