∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Lizard Squad diz ter tirado Facebook, Instagram e Tinder do ar.


A maioria dos brasileiros não deve ter percebido, mas na manhã desta terça-feira (27) o Facebook, Instagram e Tinder tiveram uma das maiores indisponibilidades dos últimos anos. Os servidores dos serviços ficaram fora do ar por um período entre 45 minutos e 1 hora, começando por volta das 4 da manhã de hoje. Os responsáveis pelo feito? O conhecido grupo de cracks Lizard Squad.


O perfil oficial do Instagram no Twitter confirmou a indisponibilidade, dizendo que estavam “trabalhando em uma correção”, mas pouco depois o tweet foi misteriosamente apagado da conta. Já um porta-voz do Facebook disse à BBC que um erro de configuração foi o responsável pela indisponibilidade e descartou o suposto ataque.

Além dos sites conhecidos, também teriam sido afetados o AOL Instant Messenger e o aplicativo de bate-papo Hipchat. Em um tweet posterior eles também dizem ter tirado do ar o site MySpace, mas não está claro se ele realmente saiu do ar ou se é apenas uma brincadeira do grupo. Ainda segundo o grupo, o Twitter só não foi um dos alvos escolhidos por eles por que o serviço é usado para o grupo se comunicar com o mundo.

A última vez que o Instagram ficou tanto tempo indisponível foi na época da sua aquisição pelo Facebook, quando aconteceu a troca de servidores. Já o Facebook não ficava tanto tempo fora do ar desde setembro de 2010, quando um erro de configuração fez o site ficar indisponível por pelo menos 2 horas e meia. Já o último ataque DDoS aconteceu em 2009 e na época o site ficou fora do ar por aproximadamente meia hora.


Por: Rafael Silva.
Fonte: The Guardian, The Next Web, Engadget e Tecnoblog.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Lizard Squad diz ter tirado Facebook, Instagram e Tinder do ar. Lizard Squad diz ter tirado Facebook, Instagram e Tinder do ar. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 09:16:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.