∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Imóvel vazio vira alvo predileto de ladrões nesta época do ano.


De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), de janeiro a setembro de 2014 foram 1.555 ocorrências do tipo em BH: uma média de 5,7 por dia. Na época de férias, o número de casos pode aumentar. “A casa fica sem ninguém por vários dias ou até semanas, favorecendo a ação de bandidos”, reforça a comandante de Policiamento da Capital, coronel Cláudia Romualdo.

A policial destaca que medidas simples podem evitar esse tipo de crime. Uma delas é manter contato com um vizinho de confiança e avisar a ausência dos moradores. “Caso essa pessoa perceba alguma movimentação estranha, deve acionar a Polícia Militar. A solidariedade entre vizinhos ajuda muito”.

Gerente operacional de uma empresa de segurança eletrônica na capital, Alysson Broilo acrescenta que é válido instalar recursos para dificultar a entrada de criminosos no imóvel. “Atentar para a altura dos muros, portões e para o funcionamento perfeito das fechaduras é muito importante”, salienta.

Se o morador optar pela contratação de uma empresa privada para vigiar a casa, os cuidados não devem ser dispensados. Para isso, é necessário checar se ela é registrada e possui funcionários credenciados e sem antecedentes criminais.


Atenção redobrada
Moradora do bairro São Luiz, na região da Pampulha, a funcionária pública Maria Inês Rabelo, de 43 anos, não descuida quando o assunto é a segurança do imóvel. Como viaja frequentemente, ela segue a dica de deixar alguém tomando conta da casa. Assim, não a deixa com aspecto de abandono. “Dentro do possível, alguém cuida dos animais, recolhe revistas e jornais. Tomo essa precaução para não parecer que ela está vazia, sem ninguém por lá”, conta.

Para reforçar a segurança, Maria Inês instalou dois portões – um de ferro e outro de vidro –, alarme e câmeras de videomonitoramento.


Outros cuidados
Além disso, pequenas medidas de prevenção em relação às redes de energia, água e gás podem evitar surpresas desagradáveis no retorno das férias. Para isso, recomenda-se fechar a válvula do botijão e retirar eletroeletrônicos das tomadas. “Quanto menos aparelhos ligados na casa, menor o risco de incêndio. Se puder, deixe o gás ao ar livre”, alertou Alysson.


Fonte: Hoje em Dia.
Imóvel vazio vira alvo predileto de ladrões nesta época do ano. Imóvel vazio vira alvo predileto de ladrões nesta época do ano. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 02:58:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.