∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Vírus para dispositivos móveis somam 760 mil no 1° tri, diz estudo.


Relatório da empresa de segurança McAfee concluiu que o volume de malwares para dispositivos móveis no primeiro trimestre de 2014 cresceu 167% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso significa um total de 760 mil ameaças entre janeiro e março.

A atividade criminosa a partir de dispositivos móveis vem se aprimorando ao longo do tempo. Recentemente os desenvolvedores de malware começaram a usar recursos indevidamente ao explorar vulnerabilidades não apenas da plataforma, mas também de aplicativos e serviços legítimos. A maior parte deles tenta roubar informações confidenciais ou enviar mensagens SMS para serviços pagos usando APIs padrões da plataforma.

Os pesquisadores da McAfee descobriram um aplicativo suspeito para Android, o Android/BadInst.A, capaz de realizar downloads automaticamente, instalar e iniciar outros aplicativos sem solicitar a permissão do usuário. Sem o procedimento de confirmação de instalação os usuários ficam expostos ao vazamento de informações confidenciais e a possibilidade de instalação de malwares mais perigosos.

Outra descoberta do McAfee Labs foi o cavalo de Troia Android/Balloonpopper.A, que explorava um ponto fraco no método de criptografia do aplicativo WhatsApp. Disfarçado de um aplicativo de jogo o malware roubava conversas e fotos armazenadas no dispositivo e as enviava secretamente para o servidor remoto do criminoso.

Fonte: O.D. e McAfee.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Vírus para dispositivos móveis somam 760 mil no 1° tri, diz estudo. Vírus para dispositivos móveis somam 760 mil no 1° tri, diz estudo. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 09:32:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.