∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

TERMOGRAFIA NO ZOO DE SOROCABA


Esse tem sido o verão mais quente dos últimos anos. Para evitar problemas aos animais do Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em Sorocaba (SP), os veterinários contam com a ajuda da tecnologia. Eles utilizam um equipamento de ondas infravermelhas para calcular a intensidade do calor no corpo dos bichos.

O tratador de animais do zoo, Valdir Aureliano, conta que chega ao trabalho às 8h da manhã após uma longa caminhada e já com muito calor. Para complicar a situação, ele explica que é responsável pela manutenção do abrigo dos répteis, local onde tem uma estufa com aquecedor para manter a temperatura adequada e os bichos aquecidos. “Já cedo, a temperatura é de 29°C no serpentário com os aquecedores desligados”.

Com o uso do equipamento que usa ondas infravermelhas, o corpo do tratador chegou a temperatura de pouco mais de 35,5°C, isso antes dele começar a trabalhar.

Depois de muito trabalho, a temperatura corporal de Valdir aumenta. A temperatura real do corpo subiu para 36,1°C, mas a sensação térmica, segundo ele, é ainda maior. “Parece que estava em numa sauna de 45°C ou 50°C. Estou super aquecido”, relata o tratador de animais.

De acordo com Macson Guedes, gerente de treinamento de termografia, todos os objetos acima de 0ºC absoluto emitem naturalmente radiação. “O que a câmera faz é captar essa radiação, fazer alguns cálculos e transformar isso em temperatura”, explica.


Calor animal
Com o mesmo equipamento, a temperatura de algumas espécies foi medida. Pela manhã, o casal de elefantes ainda tinha sombra para se abrigar, mas a máquina registrou uma diferença nas medições do macho e da fêmea.

Segundo Solange Mikail, especialista em termografia veterinária, o macho estava com a temperatura aumentada em relação à fêmea. Solange explica que não é só o ambiente que influencia na temperatura corporal do animal.

“O que chama a atenção é que os dois animais estavam na mesma condição, ou seja, na sombra, e o macho muito mais quente que a fêmea. A única diferença que a gente consegue ver é que o macho está no cio, ou está em um período em que o nível de testosterona está mais alto”, explica.

De acordo com a veterinária, os elefantes registraram pela manhã 38°C. “Agora [à tarde] já cheguei a medir 62°C na parte do sol”, afirma a especialista.

Com o equipamento, os veterinários monitararam os grandes felinos e também os tucanos que regulam a temperatura do corpo pelo bico. Para aguentar os dias quentes, as antas, por exemplo, dividem lugar na sombra, já que a areia chega a registrar quase 45°C.

O zoológico também adotou algumas medidas para amenizar o calor. “Cada animal, cada recinto tem um enriquecimento ambiental que é o nome que a gente dá para as atividades que a gente faz. Os ursos ganham um picolé que resfria e alimenta, por exemplo.Temos a preocupação em melhorar a qualidade de vida em cativeiro”, explica o veterinário Rodrigo Teixeira.
Fonte: FLIR.
TERMOGRAFIA NO ZOO DE SOROCABA TERMOGRAFIA NO ZOO DE SOROCABA Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 03:25:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.