∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Governo de Sergipe lança projeto de sistema de monitoramento eletrônico


O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, lançou oficialmente na manhã desta sexta-feira, 28, o projeto de sistema de monitoramento eletrônico nas escolas. A solenidade ocorreu no Colégio Estadual Francisco Rosa Santos, localizado no conjunto Bugio, unidade escolar-piloto desse projeto. Belivaldo Chagas destacou a importância do projeto para garantir a segurança dos alunos, professores e servidores das escolas estaduais de ensino. Ele disse que a data de hoje representa um marco para a segurança nas escolas de Sergipe.

A Secretaria de Estado da Educação fez um levantamento em 40 escolas que apresentaram um alto índice de furtos do seu patrimônio para a instalação inicial desse equipamento. Essas unidades de ensino estão distribuídas entre Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Estância.

O secretário explicou que com esses equipamentos, ocorrendo alguma eventualidade numa unidade de ensino que está monitorada as autoridades competentes serão informadas do ocorrido em tempo real. “As câmeras filmam os ambientes interno e externo das escolas como forma de coibir qualquer ato de violência ou depredação do patrimônio escolar”, disse o secretário, destacando que o projeto é monitorar todas as escolas da rede estadual.

O secretário disse ainda que as câmeras serão um instrumento a mais para os vigilantes das escolas, que irão exercer seu trabalho com maior segurança. “Nosso principal objeto é resguardar o patrimônio e proteger servidores e alunos nas escolas públicas estaduais. Fico muito satisfeito em realizar esta ação e garantir que não medimos esforços para oferecer à sociedade uma educação de boa qualidade, com prédios modernos e seguros para todos”, frisou Belivaldo.

Ele enfatizou que só em reformas e ampliação de escolas já foram investidos R$ 117 milhões e que 92 escolas já foram entregues no estado. “Estamos no processo de conclusão de 30 unidades escolares e mais 30 em processo de licitação para que se atinja até o final do ano um investimento na ordem de R$ 170 milhões”. Belivaldo frisou que será um legado de real importância que o governo irá deixar para a atual e futuras gerações de estudantes.

Durante o lançamento do sistema de monitoramento eletrônico, o chefe da segurança escolar da Seed, Charles Hardman, explicou que gradativamente outras escolas serão beneficiadas com o equipamento de segurança. “Diagnosticamos mais 40 escolas com grande incidência de furto e invasões, e são essas escolas que irão contar com esse monitoramento. Informamos, de antemão, que esse sistema está sendo instalado no Colégio Estadual Senador Valter Franco, em Estância, e assim, na sequência, vamos implantá-lo em outras unidades escolares”, garantiu Charles.

Câmeras
As câmeras de segurança têm um alcance de mil metros, e as imagens ficam armazenadas na central por vários dias. O equipamento é desenvolvido para captar imagens em condições desfavoráveis e funciona mesmo na escuridão. Elas são distribuídas por todas as partes das escolas e na área do entorno. Em alguns pontos estratégicos, como laboratórios de informática, depósitos de merendas, entre outros, haverá câmeras com uma sirene.

Charles Hardman frisou que quando alguém entrar no local, além de ele ser flagrado, será acionada uma sirene. “Quando disparar, aparecerá para nós uma mensagem avisando. Nós estaremos interligados com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), que também terá uma central para observar as imagens e constatar a invasão. Eles irão imediatamente com uma viatura para tentar capturar o possível invasor, explicou o chefe da segurança escolar da Seed.

Confiança
A diretora do Colégio Francisco Rosa, Shirley da Anunciação Cruz, ficou muito feliz e confiante de que atos de violência ou invasões nas escolas serão coibidos com a instalação do sistema. Para mim, é uma imensa satisfação ter o Francisco Rosa como escola-piloto desse projeto. Eu e toda a comunidade escolar acreditamos que com esse monitoramento estaremos mais seguros na escola e no entorno dela. A comunidade escolar e os moradores do Bugio só têm a agradecer ao Governo do Estado por essa importante ação. Tudo agora é monitorado e fica difícil alguém passar despercebido, disse.

Essa também foi a opinião da professora Carolina Naturesa. “É uma possibilidade de trazer mais conforto e tranqüilidade ao aluno e professor, pois uma vez que você tem consciência de que está sendo monitorado você vai pensar duas vezes antes de cometer algum delito. E mais importante ainda: se alguém invadir o colégio, a possibilidade de esse invasor ser identificado e punido e de bem furtado ser recuperado será maior”, disse a professora.
Fonte: Ascom Seed
Governo de Sergipe lança projeto de sistema de monitoramento eletrônico Governo de Sergipe lança projeto de sistema de monitoramento eletrônico Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 20:41:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.